Depois de notar o aumento de furtos de veículos, tanto de carros, quanto de motocicletas, a Polícia Civil descobriu um grupo criminoso que tem atuado com extorsão de dinheiro, através da promessa de resgate. Um homem foi preso em flagrante, no início desta semana, enquanto buscava o dinheiro cobrado pela devolução do veículo. As investigações são realizadas pela equipe da Defrec e estão em andamento.
Segundo o delegado responsável, o alvo do furto é sempre um veículo sem seguro e de menor valor aquisitivo, que não vai ser devolvido após pagamento de resgate. “Às vezes eles furtam os carros ou as motos e já passam para um terceiro ou entregam em desmanche, ou seja, nem tem mais o veículo para devolver, mas entram em contato com a vítima, para extorquir mesmo assim”, comenta.
Outras vezes, ainda conforme o delegado, quem entra em contato com a vítima é um detento que não tem envolvimento com o furto, mas que viu uma publicação nas redes sociais. “Quando a vítima torna público o interesse em encontrar o veículo e divulga o número de telefone nas redes sociais, os criminosos usam a informação para tirar proveito, praticando um segundo delito”, esclarece.
A recomendação é de que o número de telefone não apareça nas postagens que circulam, com objetivo de localizar o automóvel ou a motocicleta subtraída. “Procurar a polícia o quanto antes é sempre a melhor opção”, completa.
Flagrante
O homem, de 25 anos, que foi preso em flagrante no bairro Leonardo Ilha, buscava o dinheiro no momento em que foi capturado. Ele e seus comparsas não entregariam o veículo furtado há uma semana, na Vila Cruzeiro. Após a prisão, o investigado foi conduzido até a delegacia, para procedimentos de praxe e recolhido ao presídio, em seguida. Ele também vai responder por associação criminosa.