Dois dos cinco criminosos que foram mortos em confronto com a polícia em Trindade do Sul foram identificados. Um deles é Sergio da Silva Rodrigues, de 35 anos, de Farroupilha, residia atualmente em Caxias do Sul. O outro foi identificado como Diônata Fernando Rosa Oliveira, de 18 anos, ele era de São Leopoldo e também residia em Caxias do Sul.
Os dois tinham diversas passagens pela polícia por roubos e posse ilegal de arma de fogo. Um deles, Sérgio, tinha passagem por um homicídio praticado em Caxias do Sul e por roubo a residencia com lesões. Ele também tinha como antecedentes ameaças, lesões de trânsito, direção perigosa e vários registros por agressão contra a companheira, que na época ainda não eram registradas como violência doméstica. Ele foi preso inúmeras vezes, desde 2005. Algumas vezes fugiu da cadeia, outras obteve benefícios com prisão domiciliar, que também descumpriu.
O outro identificado, Diônata, também tinha passagens por tráfico de drogas e posse ilegal de arma, receptação de veículo. Ele já tinha registro de várias ameaças cometidas desde os 15 anos de idade.