Nesta madrugada (19), três apenados escaparam do Presídio Estadual de Cruz Alta pelo teto. As câmeras de monitoramento flagraram quando os detentos saíram pelo teto da casa prisional e pularam próximo a uma guarita desativada. Segundo informações do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) os presos, que ocupavam a mesma cela, usaram garfos e facas para abrir um buraco no concreto de uma laje. O alarme do presídio chegou a disparar. A Brigada Militar foi acionada para realizar as buscas. Os policiais encontraram chaves de fenda, alicates e uma barra de ferro.
Um carro auxiliou na fuga dos detentos, identificados como Ezequiel David Trindade, Cristin Vieira e José Felipe de Oliveira. O presídio de Cruz Alta comporta 399 apenados, porém tem capacidade para apenas 90 presos. Segundo a Susepe o Rio Grande do Sul acumula um déficit de 10 mil vagas nos presídios. São mais de 40 mil presos no estado.
Fugas no Estado
12 de janeiro: 17 apenados fugiram do Presídio Regional de Passo Fundo após uma picape derrubar o portão de entrada. 13 já foram capturados, restam quatro.
8 de fevereiro: 10 detentos do regime semiaberto fugiram do presídio de Bento Gonçalves, quando os presos quebraram uma parede que dá acesso à rua. Dois já foram capturados.
17 de fevereiro: 13 apenados fugiram do Presídio Estadual de Erechim após terem feito um buraco embaixo da cama de um dos presos. Quatro foram capturados no mesmo dia.