Portas trancadas. Foi essa a visão encontrada por quem se dirigiu ao bairro Petrópolis em busca de orientações ou para registrar boletins de ocorrência no fim de semana junto à Delegacia de Pronto Atendimento da Polícia Civil de Passo Fundo (DPPA). Interditado desde a tarde de sexta-feira (15), o prédio foi reprovado em laudos técnicos emitidos por engenheiros civis, contratados pelo Estado, ao sinalizar problemas estruturais que poderiam oferecer risco aos policiais e demais pessoas que, ali, circulavam diariamente.
A inspeção alertando o comprometimento do espaço onde funcionava o plantão em turno integral forçou a transferência dos atendimentos para a 1ª Delegacia de Polícia Civil (DP), no centro da cidade. De acordo com o Subchefe de Polícia do Rio Grande do Sul, Fábio Motta Lopes, a interdição emergencial atendeu a critérios de segurança para preservar a integridade física de profissionais e da sociedade civil. “Os laudos especializados nos surpreenderam ao apontar alguns problemas na base estrutural do prédio que era cotado para abrigar a Central de Polícia Civil de Passo Fundo. Por isso, estamos buscando alternativas na locação de imóveis, mas, por questões burocráticas da Lei de Licitação, isso pode demorar até 60 dias para ser resolvido”, projeta.
No início de 2018, uma verba estimada em 120 mil reais foi destinada pelo Ministério Público do Trabalho à reformas internas e ampliação do espaço ocupado pela delegacia, como explica o delegado Regional, Mário Pezzi. “Foram instalados equipamentos de informática e telefonia, além de projetar o local para atender as demandas dos servidores bairro e oferecer mais comodidade à população. Mas, a reforma foi apenas interna”, pontua. Apesar de ainda estar em um momento prematuro para condenar em definitivo a estrutura, Lopes admite a possibilidade de implosão do espaço. “Vamos realizar novos laudos técnicos sobre a parte física da delegacia. Se for apontado que não há mais possibilidade de reformar, para mim, a solução mais viável seria a demolição. A população, porém, deve estar tranquila porque a análise do prédio está sendo feita e soluções estão sendo procuradas”, reafirma.
O histórico do problema
Iniciado em 1996, o edifício da Delegacia de Pronto Atendimento da Polícia Civil de Passo Fundo (DPPA) foi projetado para comportar todas as delegacias do município. Entraves licitatórios, no entanto, dificultaram o prosseguimento das obras que, quando iniciadas, não tinham previsão para a conclusão. Além do atraso, a burocracia comprometeu a finalização do espaço.
No início do ano passado, em uma iniciativa de empresas do setor privado e entidades da sociedade civil, algumas reformas necessárias foram realizadas no edifício e acompanhadas pelo delegado Gilberto Mutti Dumke, titular da DPPA.
O que mudou
A delegacia, antes situada no bairro Petrópolis, funciona agora, temporariamente, junto à 1ª Delegacia de Polícia de Passo Fundo, situada na Rua Antônio Araújo, 133, no Centro, próximo ao Colégio Salvatoriano Bom Conselho. Mesmo com a alteração do local, o atendimento continua sendo realizado em tempo integral.