Brigada intensifica buscas em Itatiba do Sul

Bope e Choque fazem varredura com cães farejadores e contam com apoio de aeronave da BM de Porto Alegre

Por
· 1 min de leitura
Buscas são dificultadas pelo terreno acidentado e mata fechadaBuscas são dificultadas pelo terreno acidentado e mata fechada
Buscas são dificultadas pelo terreno acidentado e mata fechada
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Cerca de 50 agentes da Brigada Militar de Itatiba do Sul, do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) de Porto Alegre e do Batalhão de Choque de Passo Fundo começaram ontem (6) uma varredura na região da Linha Rui Barbosa, entre Itatiba do Sul e Erval Grande, em busca de três homens que fugiram de uma tentativa de assalto a banco no município, sexta-feira (1). A quadrilha era formada por oito homens. Um deles estava foragido do presídio de Sarandi e foi preso no domingo (3), em Chapecó/SC.

 

Segundo o coronel Ricardo Hofmann, do Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Planalto (CRPO Planalto), o grupo foi identificado e a polícia recebeu informações que ao menos três deles ainda permanecem na região da Linha Rui Barbosa, onde há uma extensa área de mata fechada, onde forma concentradas as buscas.

 

O grupo conta também com auxílio de cães farejadores e de uma aeronave da Brigada Militar de Porto Alegre para sobrevoar a área. Foi descartado o uso de helicóptero para “não chamar a atenção” no local. A dificuldade, de acordo com o coronel, é o terreno acidentado. “É muito extensa a área (...) Aqui chamam de terra dobrada. Tem rios, mata fechada, parece um morro. Não é algo que se possa progredir muito rápido”, esclareceu.

 

Em relação aos outros homens, Hofmann disse que há a suspeita de que um deles seja de Carazinho, mas que a “polícia judiciária já está identificando”. “A comunidade está preocupada e hoje [ontem] viemos com força total da Brigada para que possamos resolver".

 

Quadrilha

Os homens fugiram na sexta-feira (1) após a Brigada Militar frustrar o assalto a uma agência do Banrisul, no Centro de Itatiba do Sul. Três agentes em uma viatura identificaram o início da ação e entraram em confronto com a quadrilha, que estava armada. Houve troca de tiros no local, mas ninguém ficou ferido. Os homens fugiram do local e após baterem o carro assaltaram um morador e seguiram em fuga com um veículo Peugeot. Três deles teriam ficado na localidade onde acontecem as buscas.

 

O comandante não descarta que a quadrilha possa ter relação com outros assaltos a bancos na região. “Não montam uma quadrilha para uma ação só. Tanto que depois da ‘morte’ de duas quadrilhas em Três Palmeiras e Ibarama, o índice desse tipo de ocorrência deu um salto a baixo e o número de agências bancárias afetadas reduziu. Porque as quadrilhas foram desmanteladas e tivemos muitas mortes. Mas ainda temos muitas quadrilhas agindo. Então estamos com toda a energia para encerrar esse caso”, pontua Hoffman.

Gostou? Compartilhe