Delegado da PF e esposa são denunciados pelo MPF

Acusados foram denunciados pela prática do crime de corrupção passiva

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A denúncia do Ministério Público Federal (MPF) em Passo Fundo/RS contra Delegado da Polícia Federal, Mário Luiz Vieira, e a esposa dele, pelo crime de corrupção passiva, apurado no curso da Operação Dois Campos, foi recebida pela 3ª Vara da Justiça Federal de Passo Fundo.

 

Conforme denúncia, o acusado recebia valores para praticar e deixar de praticar atos relacionados à sua função através da Casa de Recuperação de Drogados Maanaim, da qual era presidente e sua esposa diretora. No curso da investigação, verificou-se que havia indícios de comunicação entre o patrimônio pessoal e familiar do acusado com o patrimônio da Congregação Evangélica Maanaim, outra entidade presidida por ele e administrada em conjunto com sua esposa.


Com a quebra dos sigilos bancário, fiscal, telemático e telefônico, foi possível verificar que os valores recebidos em virtude de doações para a casa de recuperação eram revertidos, de modo expressivo, para contas bancárias do delegado e de seus familiares.


Mediante o cruzamento dos nomes dos doadores da Maanaim com o sistema de cartório da Polícia Federal, constatou-se que diversos deles eram investigados em inquéritos policiais presididos pelo delegado, ou figuravam como advogados, vítimas, testemunhas e interessados nos inquéritos por ele conduzidos.


No período apurado durante a investigação, o denunciado recebeu vantagem indevida em valor superior a R$ 112 mil, dez novilhos das raças Red Angus e Aberden Angus, com valor estimado de R$ 8 mil, além de doações de horas máquina para o plantio de soja, sementes, materiais de construção, ração animal e outros bens.

Gostou? Compartilhe