Homicídios caem 14% em Passo Fundo

Encontro do RS Seguro analisou dados do município

Por
· 1 min de leitura
Encontro do RS Seguro foi conduzido pela Polícia CivilEncontro do RS Seguro foi conduzido pela Polícia Civil
Encontro do RS Seguro foi conduzido pela Polícia Civil
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul analisados na quinta-feira (7) em encontro de integrantes do RS Seguro, apontaram para a queda da criminalidade no município de Passo Fundo. Homicídios, por exemplo, tiveram a redução de 14%, com três casos a menos que o mesmo período do ano passado. O encontro foi realizado na sede da Associação dos Policiais Civis da Sexta Região (APOCSER) e é preparatório à reunião que ocorrerá no próximo dia 12, no Palácio Piratini, e que contará com a presença do governador Eduardo Leite.


Com a participação de representantes da Polícia Civil, Brigada Militar, Instituto Geral de Perícias, Superintendência de Assuntos Penitenciários (Susepe) e Corpo de Bombeiros Militar, a reunião foi conduzida pela Polícia Civil.
Queda dos indicadores


Além da expressiva queda nos casos de homicídio, casos de roubos de veículos, em comparação ao mesmo período do ano de 2018, tiveram redução de 48%, com 52 casos a menos. O crime de furto de veículos teve redução de 16%, com 66 ocorrências a menos. O roubo a pedestres teve redução verificada de 22%, com 105 vítimas preservadas.


Segundo o delegado regional Adroaldo Schenkel, esse panorama de redução nos índices de criminalidade se deve especialmente às ações e trocas de informações entre todas as Forças de Segurança, com investigação qualificada e direcionada a quadrilhas e elementos contumazes em práticas criminais, com prisão, por parte da Polícia Civil.


Também pela efetividade do policiamento ostensivo por parte da BM, tanto na prevenção quanto na repressão imediata, com prisão em flagrante de muitos criminosos. O Instituto Geral de Perícias tem dado suporte, com realização e agilização das perícias, o que facilita o trabalho de elaboração dos Inquéritos e rápido encaminhamento à Justiça, conforme o delegado.


RS Seguro
O RS Seguro é uma estratégia do Governo do Estado para acompanhamento de indicadores, estudo de ações e integração entre as Forças de Segurança Pública. O programa reúne os 18 municípios com maior criminalidade do Estado, representando cerca de 80% das demandas criminais. O objetivo é estabelecer oi foco em crimes graves e também aqueles com incidência regional. Mensalmente são realizadas reuniões dos órgãos de Segurança nos municípios envolvidos e posteriormente todos se reúnem e prestam contas diretamente ao Secretário de Segurança Pública e ao Governador do Estado, onde são discutidas as dificuldades e evidenciadas as ações positivas de todos.

Gostou? Compartilhe