A partir desta terça-feira, os Peritos Criminais do Rio Grande do Sul, assim como os demais servidores do Instituto Geral de Perícias, estarão em operação padrão. A decisão foi tomada pela categoria em Assembleia Geral Extraordinária realizada no dia 27 de dezembro. Com isso, as equipes da perícia priorizarão locais e ocorrências emergenciais, realizando todos os procedimentos padrão.
A mobilização ocorre em meio ao debate sobre os projetos encaminhados pelo governador Eduardo Leite à Assembleia Legislativa, entre os quais o que trata do subsídio dos servidores vinculados ao IGP. Ao longo de todo o mês de janeiro, a categoria irá realizar ações e mobilizações como forma de manifestar a indignação com os projetos.
A ACRIGS - Associação dos Peritos Criminais do Rio Grande do Sul – protocolou, nesta segunda feira, documento no IGP e na Secretaria de Segurança Pública (SSP) informando a entrada da categoria em operação padrão.
Mobilizações – Já a partir desta terça feira, os servidores do IGP começam a realizar ações de mobilização, como forma de protesto, nos seguintes locais:
Terça- feira - 7 de janeiro: 9h às 12h em frente ao DML – Departamento Médico Legal - Av. Ipiranga ao lado do Palácio da Polícia
Quarta-feira – 8 de janeiro: 9h às 12h em frente ao DI - Departamento de Identificação - Av azenha 255
Quinta feira – 9 de janeiro: 9h às 12h em frente ao DC - Departamento de Criminalística - Av. Missões 6 – Bairro Navegantes