Na manhã desta terça-feira (07), a Polícia Civil desarticulou uma organização criminosa especializada em furtos de caminhões em todo o território gaúcho, resultando na prisão temporária de um casal por furto qualificado, rompimento de obstáculo à subtração da coisa, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Durante a ação, decorrente do cumprimento de mandados de busca e apreensão em São Leopoldo, nos bairros Campina e Scharlau, e em Novo Hamburgo, nos bairros Lomba Grande e Santo Afonso, outro indivíduo também foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.
Conforme apuração realizada durante as investigações, a organização criminosa efetuou furtos recentes nos municípios de Lajeado, Encantado, Serafina Corrêa e Venâncio Aires. Todas as empresas vítimas trabalhavam no ramo da construção civil e de estruturas. A forma de atuar do grupo era sempre a mesma, consistindo em uma análise e um reconhecimento do local do furto previamente. Os criminosos, os quais agiam entre três e quatro pessoas, escolhiam veículos que possuíam equipamentos guindaste e utilizando uma chave micha, arrombavam e os subtraíam. Ainda, foi constatado que os criminosos utilizavam roupas características de motoristas do ramo.
As investigações apuraram também que os veículos utilizados para reconhecimento e transporte dos criminosos no dia do crime eram locados em nome da mulher, a qual possui uma empresa no ramo de transporte e guincho com seu companheiro, ambos presos na ação de hoje. Essa companhia estava sediada em São Leopoldo e no furto cometido em Encantado, após abandonarem o caminhão, os integrantes da organização criminosa utilizaram o próprio caminhão da empresa de fachada para transportar o veículo locado, para não levantarem suspeitas. Em pelo menos duas oportunidades, logo após os furtos, os criminosos efetuavam contato com as vítimas e exigiam resgate pelo veículo subtraído. Em outras, os veículos eram vendidos em Santa Catarina. O casal possui antecedentes por roubo, receptação, porte ilegal de arma de fogo e furto qualificado. A ação contou com o apoio das Delegacias de Polícia de Guaporé e Encantado.