Uma fatia de pouco mais de 439 hectares da Fazenda da Brigada Militar de Passo Fundo foi licitada na tarde desta sexta-feira, através de pregão eletrônico. O vencedor do certame poderá explorar a área, considerada agricultável, pelo período de cinco anos, com possibilidade de prorrogar por mais cinco. O lance vencedor foi da empresa JBNX Hilding e Participações LTDA, de Passo Fundo, no valor de R$ 1.205.000,00.
A fazenda da Brigada tem uma área total de 1.136 mil hectares e atualmente, parte da área, aproximadamente 50 hectares, é utilizada pela Embrapa, para fins de pesquisa, através de convênio. Também são desenvolvidas atividades institucionais da BM, incluindo treinamentos e serviços comunitários. No local ainda estão instaladas associações ligadas à corporação, mas não há nenhum tipo de exploração econômica do imóvel.
Outra região da Fazenda abriga um dos mais importantes mananciais hídricos do estado, incluindo um ponto de captação de água por parte da Corsan, às margens da BR 285. São pelo menos 18 nascentes de água, segundo levantamento, responsáveis por 25 bacias hidrográficas do Rio Grande do Sul. Para preservar esses recursos, a BM incluiu no edital de licitação um plano de manejo, delimitando áreas de plantio e distâncias das nascentes. A fiscalização será feita pelo Batalhão Ambiental.
O Comandante do CRPO-Planalto, Cel QOEM André Giuliani, destacou que o valor do resultado da exploração desta área, será revertido de forma integral em projetos da Brigada Militar de Passo Fundo, sendo aplicado na segurança pública do município.
O Comando do CRPO Planalto aguarda apenas o decorrer dos trâmites que constam na licitação para efetivação do contrato. O próximo passo será a apresentação da documentação exigida na licitação por parte da empresa vencedora.