Delegacias do RS recebem o reforço de 250 novos agentes

A formatura dos escrivães e inspetores acontece no dia 1º de outubro, entretanto, a Secretaria de Segurança Pública não divulgou quantos serão destinados para a região de Passo Fundo

Por
· 1 min de leitura
Divulgação/ON Divulgação/ON
Divulgação/ON
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Na próxima semana, Delegacias de Polícia de todo o Rio Grande do Sul vão receber o reforço de 250 novos agentes. No dia 1º de outubro acontece a formatura de escrivães e inspetores que passam a ingressar o quadro da Polícia Civil. 

Em razão da pandemia do novo coronavírus, a cerimônia será adaptada para garantir o cumprimento de todos os protocolos de segurança sanitária e o distanciamento controlado, a exemplo do que ocorreu na formatura de 55 novos delegados, em 2 de setembro. Será obrigatório o uso de máscaras para todos os presentes e haverá distanciamento de 2 metros entre uma cadeira e outra. Para familiares e amigos, que não poderão comparecer para evitar aglomerações, a formatura será transmitida pela internet.

Aprovados

Os aprovados no concurso foram convocados em janeiro e iniciaram o curso de formação em março. Mesmo com a chegada da pandemia da Covid-19, não houve interrupção no cronograma de aulas. A partir da parceria com o Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), que cedeu plataforma de ensino à distância e ofereceu treinamento para operação do sistema, as aulas teóricas puderam ser realizadas pela internet.

Para tornar possível a realização das disciplinas práticas, foi elaborado um rigoroso protocolo de segurança sanitária, com uso obrigatório de equipamentos de proteção individual, esforço redobrado na higienização e ventilação dos ambientes utilizados por alunos e instrutores, inclusive com equipamentos para desinfecção de sapatos a cada entrada e saída na academia, além do afastamento imediato para testagem daqueles que apresentassem sintomas. Também contribuiu para o sucesso na realização do curso a parceria de trabalho diário com a Vigilância Sanitária do município e do Estado, que monitoraram e orientaram a garantia de condições de segurança para as atividades.

No total, há previsão de formatura de 127 inspetores e 131 escrivães. O número final de novos agentes pode se alterar até a data em razão da finalização do curso de formação ou de decisões judiciais. A Secretaria de Segurança Pública do RS informou só será possível divulgar em quais regiões os novos agentes irão trabalhar no dia 1º de outubro, já que o número de formandos ainda pode sofrer alguma variação, o que também resultaria em mudanças na distribuição destes agentes.


Gostou? Compartilhe