Encerrou na quarta-feira (3) a Gincana Missão Possível do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) da Brigada Militar.
A atividade teve como objetivo desenvolver dinâmicas culturais e de integração entre os instrutores do PROERD e público das suas respectivas localidades de atuação. A gincana também buscou instigar o espírito comunitário por meio de ações voluntárias individuais e coletivas.
Cada tarefa da Gincana contou com um desafio que as equipes tiveram de realizar. A comissão organizadora da Gincana divulgava diariamente as missões e cada equipe tinha prazo estabelecido previamente para conclusão da mesma. Entre as ações estavam a doação de sangue e arrecadação de mechas de cabelo que foram entregues a ONGs que tratam pacientes em tratamento contra o câncer.
A Gincana Missão Possível foi realizada em todas as unidades da Instituição onde o programa é realizado e como uma das formas de comemoração alusiva aos 23 anos do PROERD no Rio Grande do Sul. Cada Comando Regional teve a possibilidade de cadastrar uma única equipe. 218 instrutores do PROERD se inscreveram na gincana.
A ideia de realização do evento surgiu da Coordenação Estadual do Proerd e, segundo a Coordenadora Técnica Major Karine Pires Soares Brum, foram dois os principais motivos: “A ideia surgiu pelo fato de neste ano não ser possível realizar toda aquela interação durante seminário com a participação dos instrutores e já que o momento da pandemia deixou mais visível a necessidade de ajudarmos uns aos outros, então através dessas campanhas solidárias que a BM já realiza a Gincana veio para permitir essa integração regional dos instrutores, mobilizar e fortalecer o grupo para que consigamos atingir esses resultados.”
A Gincana Missão Possível como vencedores na categoria regional:
1⁰ lugar, o Comando Regional de Polícia Ostensiva Fronteira Noroeste;
2⁰ lugar, o Comando Regional de Polícia Ostensiva Planalto
3⁰ lugar, o Comando Regional de Polícia Ostensiva Fronteira Oeste.
Na categoria individual, os vencedores foram:
1º lugar, Marizete Richwicki, do CRPO Planalto/Passo Fundo;
2º lugar, Elizabeth Yuri Matsuki, do CRPO Fronteira Oeste/Uruguaiana e
3º lugar, Ana Paula da Silva, do CRPO Fronteira Noroeste/Três de Maio.
Os resultados foram divulgados durante o VIII Seminário do PROERD, sendo no total arrecadados 15.674 materiais escolares, 384 doações de sangue foram realizadas e 978 mechas de cabelo foram doadas, mostrando a força que o programa tem no Estado.