PC e BM Militar desencadeiam ações de combate à violência contra a mulher

Por
· 2 min de leitura
Divuulgação/PCDivuulgação/PC
Divuulgação/PC
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) de Passo Fundo desencadeou nesta terça-feira (8), Dia Internacional da Mulher, uma série de ações de repressão e combate aos crimes contra a mulher.

A delegada Rafaela Bier informou que uma operação aconteceu de forma simultânea em diversas cidades do Brasil. A Operação Resguardo II, tem o intuito de combater e prevenir crimes de violência contra a mulher, sendo coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública por meio da Secretaria de

 

Operações Integradas.

A ofensiva iniciou ainda no dia 07 de fevereiro e acontece nos 26 Estados e no Distrito Federal e é a maior operação de combate a crimes de violência contra a mulher no Brasil.

Segundo a delegada Rafaela em Passo Fundo foram verificadas 30 denúncias de violência doméstica e familiar, bem como cumpridos mandados de busca e apreensão.

 

A operação

Nos últimos 30 dias, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por meio das das 23 Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher do RS e de outras 224 Delegacias de Polícia do Estado, intensificou as ações para buscar agressores que cometeram diversos tipos de violência contra a mulher, resultando, até o momento, na prisão de mais de 250 indivíduos. Além das prisões, 47 armas e 790 munições foram apreendidas, cerca de 700 diligências foram realizadas e mais de 2000 Medidas Protetivas foram requeridas ao Poder Judiciário.

Durante toda terça-feira (8), houve um intensificação das ações policiais em todo estado. Os agentes cumpriram  45 mandados de prisão, 70 mandados de busca e apreensão e verificação de mais de 300 denúncias de violência contra a mulher.

A instituição também realizou diversas ações de conscientização em todo Estado, como palestras, rodas de conversa, atendimentos, prestação de serviços e orientações à população.

A primeira edição da Operação Resguardo, realizada no ano de 2021, apurou 51.551 denúncias. Quase 190 mil vítimas foram atendidas, 1.431 solicitações de mandados de busca foram expedidos e mais de 10 mil pessoas presas em todo país.

 

Ações de conscientização

Em Passo Fundo, nesta terça-feira (8), a Patrulha Maria da Penha do 3°RPMon em parceiria com a Floricultura Passo Verde, realizou a entrega de flores durante as visitas para as vítimas atendidas pela Patrulha. Segundo os policiais, o objetivo foi reforçar a autoestima das vítimas de violência doméstica em acompanhamento pela Patrulha Maria da Penha, além de proporcionar espaços de reflexão e conscientização pelo fim da violência. Somente na cidade de Passo Fundo, 324 mulheres estão com medidas protetivas determinadas pelo Poder Judiciário local. Elas são acompanhadas de forma constante pela Patrulha Maria da Penha da Brigada Militar.

 

Região

Além de Passo Fundo, a Patrulha também presta auxilio para o atendimento de mulheres nas cidades de Coxilha, Mato Castelhano, Ernestina e Pontão.

Durante a tarde, os policiais realizaram uma ação de conscientização contra a violência doméstica na Praça do Teixeirinha. Eles realizaram uma panfletagem no local. 

Além da Operação Resguardo II, a Polícia Civil, por meio da DEAM, participou ainda de um evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher no Gabinete do Prefeito Municipal, além de uma palestra na Faculdade de Direito/UPF, palestra na Faculdade de Direito/João Paulo II e palestra no CRAS III/Planaltina.

Gostou? Compartilhe