Durante a fiscalização de canis em Passo Fundo, cerca de 50 animais foram resgatados em um local com funcionamento irregular e condição insalubre. Os cães, adultos e filhotes, estavam em locais sem condições de higiene e sem abrigos adequados para o frio.
A ação faz parte da Operação de Fiscalização de Canis e Gatis, desencadeada hoje (12) pelo Comando Ambiental da Brigada Militar. Em Passo Fundo, a fiscalização foi realizada por uma equipe do 3°BABM, juntamente com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. As ações de fiscalização buscam coibir os maus-tratos aos animais.
O canil particular está localizado no bairro Petrópolis. A proprietária autorizou a entrada da fiscalização, que constatou que as Licenças Sanitárias e Ambientais não foram apresentadas e maus tratos aos animais. A polícia afirma que foi necessário do uso moderado da força, tendo em vista a negativa da proprietária na entrega dos animais, além de apoio da guarnição de serviço do POE do 3°RPMon.
Os cães encontrados são de raças pequenas, como Yorkshire, shih tzu, buldogue francês, pequenez e "lulu-da-pomerânia". Também foram encontrados dois galos e um peixe em igual situação de maus tratos.
Todos os animais resgatados foram levados até clínicas conveniadas com o Município para receber os cuidados necessários. Denúncias de maus tratos podem ser realizadas pelos telefones: (54)3312-9201 e (54)3317-2529.
Notícia atualizada às 18h16