Policiais do 3º Batalhão de Polícia de Choque concluem o 6º Curso de Especialização em Operações de Choque

Durante o curso, os militares foram submetidos a um período de formação com carga horária de 495 horas-aula

Por
· 1 min de leitura
Brigada Militar conta agora com 19 novos multiplicadores especialistas em operações de controle de distúrbios (Fotos: Patrícia Sigaran - Sd Neruam)Brigada Militar conta agora com 19 novos multiplicadores especialistas em operações de controle de distúrbios (Fotos: Patrícia Sigaran - Sd Neruam)
Brigada Militar conta agora com 19 novos multiplicadores especialistas em operações de controle de distúrbios (Fotos: Patrícia Sigaran - Sd Neruam)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Na quinta-feira (7), o Comando de Polícia de Choque realizou a formatura de conclusão do 6º Curso de Especialização em Operações de Choque (CEOC). A cerimónia foi realizada na sede do 1º Batalhão de Polícia de Choque, em Porto Alegre.

Os policiais militares do 3º Batalhão de Polícia de Choque, Alex Roberto Beraldin e Murilo de Almeida Santos concluíram com êxito a 6ª edição do curso, que visa a formação de multiplicadores da doutrina de choque, que torna os policiais militares aptos a ministrar instruções nos cursos de operações de choque e habilitações para o uso de Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo (IMPO).

O processo seletivo para a 6º edição do curso contou com quatro etapas: O Teste de Aptidão Física, o TAF específico (corrida de 5km), testagem de tiro e exame intelectual. A seleção começou com 141 candidatos e após as testagens, apenas 47 militares deram início ao curso, que teve 60 dias de duração em regime de dedicação exclusiva à especialização em operações de choque. Após esse longo período, a Brigada Militar conta com 19 novos multiplicadores especialistas em operações de controle de distúrbios.

Durante o curso, os militares foram submetidos a um período de formação com carga horária de 495 horas-aula, distribuídas nas seguintes disciplinas: legislação aplicada e direitos humanos, uso diferenciado da força e da arma de fogo em Operações de Controle de Distúrbio, planejamento e gestão de operações de OCD, metodologia de ensino e desenvolvimento pedagógico, prática de docência pedagógica, entre outros temas específicos relacionados a operações de controle de distúrbios.

Além das disciplinas previstas, ao final do curso os militares realizaram uma visita técnica a fábrica da empresa de tecnologias não-letais Condor, no Rio de Janeiro. Assim como tiveram a oportunidade de conhecer os Batalhões de Polícia de Choque dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina.

O comandante do 3º Batalhão de Polícia de Choque major Marcelo Domingos Paese, parabeniza os soldados Beraldin e Murilo pela conclusão do curso dizendo: “é uma honra e orgulho recebe-los após uma longa jornada de forja, privações e provocações, onde foram submetidos ao extremo estresse físico, e psicológico. Com garra, determinação, espírito de corpo, suor e lágrimas perseveraram na busca pelo elmo sagrado.”



Gostou? Compartilhe