Forças de segurança frustram plano de resgate de apenados na PASC

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Na manhã desta quinta-feira (28), a partir de ação preparatória para realização de escolta de preso no município de Charqueadas, na Região Carbonífera, foi apreendido um veículo abandonado próximo da ERS-401, contendo coletes, munições e um suposto plano para resgate de detentos na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (PASC).

Durante um deslocamento pela estrada, equipes da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) suspeitaram do veículo Kia Cerato, no qual estavam dois homens, parado na altura do quilômetro 104. A equipe seguiu o trajeto, mas fez contato com o serviço de inteligência. Verificou-se, então, que a placa no carro era clonada de um veículo de fora do Estado e, com isso, foi solicitado o apoio da Brigada Militar.

Guarnições do 28° Batalhão de Polícia Militar (BPM) foram ao local e encontraram o carro já sem os ocupantes, mas dentro haviam dois coletes balísticos, munições de fuzil calibre 5.56 e folhas com croquis da área onde se localiza a PASC, bem como uma espécie de fluxograma para uma suposta ação de resgate de dois detentos que se encontram recolhidos na penitenciária.

De imediato, foram acionadas as agências de inteligência de todas as forças de segurança, bem como reforços na região e iniciado o trabalho de busca pelos dois indivíduos, o que se mantém até o momento. A área da PASC recebeu reforço de efetivo da própria Susepe e da Brigada Militar, com a presença de homens do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e do 1º Batalhão de Policiamento de Choque (1º BP Choque). Guarnições do Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM) e o Batalhão de Aviação Aérea também apoiam as buscas na região.

A ação rápida foi possível porque as agências de inteligência das forças de segurança já monitoravam eventual ação de fuga de presos. Um dos detentos que seria alvo do suposto resgate, durante a ação de escolta para participação em audiência no Sul do Estado no início do mês, demonstrou contrariedade no momento da remoção da cela, o que levantou a suspeita de uma possível ofensiva de resgate, imediatamente compartilhada entre os órgãos.

Ainda na manhã desta quinta-feira (28/10), após a localização do veículo, agentes da Susepe realizaram revista na cela desse detento e apreenderam um celular. O espaço do outro citado no suposto plano de fuga também foi revistado, mas nada foi localizado. Por questão de precaução e segurança, ambos foram isolados.

As folhas com o suposto planejamento para resgate dos dois detentos continham, além de um desenho com visão aérea externa da PASC, indicações de possíveis rotas de fuga e detalhes dos recursos que poderiam ser empregados na eventual ação. Um fluxograma trazia a hipótese de explosão de um posto de combustíveis e de um caminhão tanque nas proximidades, participação de equipes de criminosos em ao menos quatro pontos no entorno da penitenciária para contenção da reação dos agentes de segurança, citando a utilização de armamento pesado como fuzis e uma metralhadora .50. O plano indicava ainda a utilização de um helicóptero com coordenadas de pouso para o resgate dos dois presos, com a intenção de levar os criminosos até um município da região do Vale do Taquari, depois para outra cidade na Região Norte e o destino final em Ciudad del Este, no Paraguai.

Todo esse material, bem como o veículo, os coletes e as munições já foram encaminhados para o trabalho de análise do Instituto-Geral de Perícias (IGP), que dará prioridade na avaliação para subsidiar a investigação em inquérito já instaurado pela Polícia Civil. Ainda não é possível confirmar se o suposto plano localizado no veículo estava realmente sendo organizado e não se descarta nenhuma hipótese, inclusive a possibilidade de a ação se tratar de uma simulação para desvio de foco.

No final da manhã o vice-governador e secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior, promoveu reunião por videoconferência com o secretário de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, Mauro Hauschild, os comandos-gerais da BM e do Corpo de Bombeiros Militar, a chefia da Polícia Civil, as direções do IGP e da Susepe, além do Ministério Público, para alinhar os encaminhamentos e assegurar a devida atenção ao fato.

A investigação será conduzida pelo delegado Marco Aurélio Schalmes da Silva, da Delegacia de Polícia de Charqueadas, que no início da tarde estará em diligências sobre o fato. O delegado fará atendimento à imprensa às 16h30min, na DP de Charqueadas, na Avenida Cruz de Malta, n. 2031. Não haverá outro pronunciamento antes desse horário.

Gostou? Compartilhe