A Polícia Civil deflagrou ontem (28) a Operação Rota 158, sendo cumpridas 18 ordens judiciais, sendo cinco mandados de prisão temporária e 13 de busca e apreensão. Os mandados foram cumpridos nas cidades de Carazinho, Santa Maria, São Vicente do Sul, Itapema (SC) e Porto Belo (SC). A Operação contou com o apoio de mais 60 policiais e 21 viaturas das Delegacias da 3ª Região Policial de Santa Maria, da 28ª Região Policial de Carazinho e da Polícia Civil de Santa Catarina.
O objetivo da operação foi desarticular a quadrilha responsável por roubo ocorrido no dia 21 de agosto em uma propriedade rural no município de Júlio de Castilhos, no qual foram levados em torno de um milhão de reais em agrotóxicos, entre outros objetos. Durante os três meses de investigação, descobriu-se que o grupo possui base na cidade de Carazinho, local de onde também partiu o caminhão utilizado para carregar os defensivos.
A partir da investigação e da identificação do veículo utilizado, possibilitou que fosse abordado pela Polícia Rodoviária Federal no final de agosto com parte dos defensivos roubados em Júlio de Castilhos e em Santana do Livramento (fato ocorrido em julho deste ano). O motorista é o mesmo indivíduo que participou no roubo ocorrido em Júlio de Castilhos. Também foi apurado que o grupo cria empresas de fachada, as quais emitem notas fiscais para dar aparência de legalidade no transporte dos defensivos roubados como forma de dificultar a fiscalização.
Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos documentos, notas fiscais, aparelhos celulares, mais de quarenta e cinco mil reais em espécie, dois veículos, munições, documentos falsos, facas, entre outros objetos. A televisão roubada também foi recuperada.