A tarde desta segunda-feira (1), foi de muita alegria e emoção para policiais militares do Comando de Polícia de Choque, bem como para os seus familiares. Depois de 15 dias de isolamento e dedicados exclusivamente ao 11º Estágio Básico de Operações de Choque, eles foram recebidos na sede do Batalhão, em Passo Fundo, para a sua formatura.
O Estágio Básico de Operações de Choque tem por objetivo condicionar os policiais militares a executar as atividades de operações de choque, com a aplicação dos padrões doutrinários, dando condições para o emprego correto relacionado ao controle de distúrbios, patrulhamento de alto risco, intervenção em estabelecimentos prisionais, atuação em praças desportivas e ocorrências de maior complexibilidade.
Durante os 15 dias, em regime com dedicação exclusiva, e carga horária de 180 horas/aula, os alunos foram constantemente avaliados quanto à execução nas atividades típicas de operações de controle de distúrbio, como direitos humanos, tecnologia de menor potencial ofensivo, ações integradas de tropas a pé e montada, entre outras disciplinas.
O 11º Estágio Básico de Operações de Choque é composto por praças lotados no Comando de Polícia de Choque, 1º,2º,3º e 6º Batalhões de Choque e tornou os policiais habilitados para o uso de armas de condutibilidade elétrica (SPARK), pistola Glock modelo G22, Fuzil calibre 556 modelo T4, baseados nas técnicas já utilizados pela Brigada Militar.
Início
A jornada, que começou no dia 18 do mês passado, iniciou com 91 alunos e encerrou ontem com 83 novos operadores de choque, sendo que 53 estão lotados no 3º Batalhão, em Passo Fundo,
O treinamento aconteceu na cidade de Montenegro, sendo que no 14º dia os policiais retornaram para Passo Fundo, onde realizaram a etapa final da Fazenda da Brigada Militar.
Entrega de viaturas
Durante a solenidade ocorreu a exposição de duas novas viaturas adquiridas pelo Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul (PISEG). As duas viaturas do modelo Toyota Hilux serão utilizadas nas ações de segurança pública da região. Elas foram adquiridas por meio de uma parceria com as empresas: Farmácias São João, Grupo Cercena, Grupo Grazziotin e BSBIOS Energia Renovável.