Durante patrulhamento uma guarnição da Brigada Militar avistou em via pública uma motocicleta tripulada por dois indivíduos em atitude suspeita. Acionados os dispositivos sonoros e luminosos determinando ao condutor que parasse, ele começou a aumentar a velocidade, desobedecendo a ordem. Neste momento, o passageiro pulou da motocicleta em movimento acabou sendo detido pelo comandante da guarnição ao passo que o motorista da viatura continuou o acompanhamento solicitando via rede barreira policial de emergência repassando os locais de deslocamento.
O acompanhamento durou cerca de 25 minutos, percorrendo diversas ruas e diferente bairros (Boqueirão, Integração, Valinhos, Vera Cruz, Centro, Hípica, Nenê Graeff), nos quais o condutor incorreu em diversos crimes e infrações de trânsito, colocando em risco a integridade física de diversos transeuntes e trânsito em geral.
Outras guarnições fizeram bloqueios, mas o condutor da motocicleta conseguiu passar. Entretanto, na avenida Brasil Oeste, bairro Boqueirão, o condutor perdeu o controle da motocicleta e caiu e colidiu com a viatura policial.
Os dois indivíduos foram identificados e em consulta ao sistema foi constatado que havia um mandado de prisão expedido em desfavor de um deles.
Em revista pessoal foi localizado na carteira uma bucha de cocaína. Foi ofertado teste do etilômetro, mas ele negou fazê-lo.
Diante dos fatos foram lavrados os autos de infração e foram apresentados na DPPA para registro da ocorrência.