A PRF abordou cerca de 350 caminhões durante a Operação Freio Seguro, que, em prol da redução de mortes e acidentes envolvendo veículos de carga, teve como objetivo a fiscalização do sistema de freios deste tipo de veículo. Foi no período de 23 a 25 de novembro, na BR 386, em Soledade.
Foram flagrados caminhões com defeitos no sistema de freios, falhas que poderiam levar o veículo, especialmente em trechos sinuosos, a se envolverem em acidentes. Mais da metade dos veículos fiscalizados tinham falhas graves de conservação, como pneus lisos ou soltando pedaços.
Em virtude de irregularidades, foram gerados 280 autos de infração. Os caminhões que não tiveram as falhas sanadas, durante a abordagem, foram removidos ao depósito.
Irregularidades no sistema de freios, mau estado de conservação de pneus e equipamentos obrigatórios ineficientes ou inoperantes reduzem a capacidade de frenagem, sobrecarregando os demais freios que ainda funcionam, gerando eventos catastróficos, como colisões traseiras graves em veículos parados em fila, incêndios nas rodas, que se propagam para todo caminhão e, tombamentos e capotamentos em curvas acentuadas por excesso de velocidade. Eventos estes que resultam em milhares de vidas ceifadas a cada ano no trânsito das rodovias brasileiras.