PC desarticula quadrilha que atuava no tráfico e roubo de veículos

A organização criminosa roubava caminhonetes na região de Passo Fundo e trocava por drogas na fronteira com o Paraguai

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Polícia Civil desarticulou na tarde desta terça-feira (28), uma quadrilha especializada no roubo de caminhonete em Passo Fundo e região, que eram levadas para o Paraguai para servir como moeda de troca por drogas. Os entorpecentes eram trazidos de volta para Passo Fundo e distribuídos para traficantes locais.

A operação foi desencadeada pela DRACO de Passo Fundo, coordenada pelo Del. Diogo Ferreira, que cumpriu cinco ordens cautelares judiciais, sendo três mandados de prisão preventiva e dois mandados de busca e apreensão em Passo Fundo. 

 

A investigação

O trabalho da Polícia Civil teve início a partir da prisão em flagrante, pela Brigada Militar, de um indivíduo na posse de uma camioneta roubada. A partir dessa prisão e aprofundando as investigações foi possível identificar os demais membros do grupo criminoso, que tinha por foco roubo de camionetas em toda a região para depois levá-las as Paraguai para trocar por drogas ou cigarros.

O líder dessa organização criminosa é um detento de Passo Fundo, que cumpre pena no regime fechado da Penitenciária Modulada Estadual de Ijuí. Esse preso dá as ordens de quais veículos roubar, onde esconder após o roubo, e depois quem irá transportar até a fronteira com o Paraguai e também, qual mercadoria ilícita seria trazida para a região.

O grupo foi responsável, além de outros crimes, pelos roubos de uma S10 em Santa Barbara do Sul, uma Saveiro em Selbach, uma Hilux em Passo Fundo.

 

Como funcionava o esquema

O líder da organização criminosa, dava as ordens do tráfico e distribuição das drogas. O motorista levava o veículo até a fronteira com o Paraguai e voltava com a droga até Passo Fundo, auxiliando também na distribuição para traficantes locais. Outro membro da quadrilha era responsável pelos roubos das caminhonetes que eram trocadas na fronteira. A investigação apontou que uma mulher auxiliava no transporte da droga da fronteira com o Paraguai para Passo Fundo. Outro integrante ocultava os veículos roubados e fazia o intercâmbio entre o líder da organização criminosa e os revendedores da droga na fronteira com o Paraguai. Por fim, uma pessoa fornecia a droga na fronteira e receptava os veículos roubados.

As investigações prosseguem, e a Polícia Civil pede que informações sobre criminosos envolvidos com roubos de veículos, facções e tráfico de drogas, sejam repassadas anonimamente pelo whats da Draco de Passo Fundo, 54-3311-2244.

Gostou? Compartilhe