O acusado da morte do ciclista Matheus Henrique de Morais, vai a júri popular nesta terça-feiran, no forum de Passo Fundo. Ele responde por homicídio qualificado, com agravante de ter sido por motivo fútil e por ter dificultado a defesa da vítima.
O crime aconteceu no dia 14 de março de 2021, quando Matheus pedalava pela RSC 153, no trecho Passo Fundo/Ernestina. Um jovem, que na época tinha 19 anos, passou de moto pelo local e os dois se desentenderam, após uma leve colisão. O motociclista fez o retorno e atirou cinco vezes contra Matheus, que morreu no local. Nada foi roubado.
A investigação do crime foi realizada pela Delegacia de Polícia de Proteção à Pessoa de Passo Fundo. Os policiais chegaram até a autoria por meio de testemunhas, que conseguiram identificar a motocicleta utilizada no crime. O veículo estava registrado na cidade de Ijuí, e algumas diligências precisaram ser realizadas naquela cidade, inclusive com a apreensão da moto. Apesar da identificação da motocicleta, faltava confirmar quem estava conduzindo o veículo no dia do crime. Duas pessoas eram suspeitas, entretanto, o autor confessou ter pedido a motocicleta emprestada.
O autor se apresentou espontaneamente na delegacia de polícia, e confessou o crime. Acompanhado de um advogado, o jovem contou que havia consumido álcool e drogas durante a noite e saiu no começo da manhã, pela rodovia.
A polícia seguiu as investigações e diligências para confirmar a versão. No andamento dos trabalhos, Daniela de Oliveira Minetto solicitou o pedido de prisão temporária do jovem. Ele foi preso no dia 29 de março, e permanece no Presídio Regional de Passo Fundo aguardando o julgamento.
Caso seja condenado, o réu poderá pegar entre 12 e 30 anos de reclusão. Devido aos protocolos sanitários e as obras que estão acontecendo no Salão do Júri em Passo Fundo, o julgamento será fechado ao público externo.
A previsão é que a sentença seja proferida entre as 16h e 17h desta terça-feira, dependendo do andamento dos trabalhos.