Batalhão Ambiental constata vazamento de biodiesel em descarrilamento de trem

A ocorrência foi registrada no município de Mato Castelhano, em um trem que seguia de Passo Fundo para Porto Alegre

Por
· 1 min de leitura
Divulgação/BABM Divulgação/BABM
Divulgação/BABM
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Na tarde de hoje (15), após receber a informação de que um trem, transportando carga perigosa, havia descarrilado nas proximidades do viaduto Ferrovia do Trigo, interior de Mato Castelhano, uma Equipe do 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar de Passo Fundo deslocou para averiguar a situação.

No local, os Policiais Militares constataram o descarrilamento de seis vagões e o tombamento de quatro. O trem iria de Passo Fundo a Porto Alegre, sendo que todos os vagões estavam carregados com Biodiesel e a capacidade de cada vagão era de aproximadamente, 63mil litros.

Os PMs identificaram o vazamento parcial da carga de 2 vagões. A empresa responsável pelo trem tem sede em Curitiba/PR, sendo que o auditor ambiental informou aos Policiais que ocorreu o vazamento de, aproximadamente, 70mil litros biodiesel. O acidente ocorreu por volta das 14h30min, de segunda-feira, porém, a FEPAM foi informada, somente, na manhã de hoje.

O local do acidente encontra-se a, aproximadamente, 200 metros do Rio Capingui e da barragem do Rio Capingui.

Quando os PMs chegaram, havia equipes trabalhando para, recolocar os trilhos, fazer o transbordo da carga, e minimizar danos ambientais.

Foi verificado a abertura de 3 valas de sacrifício e a instalação de mantas de absorção no rio Capingui, com a finalidade de conter o biodiesel. No momento da fiscalização não foi constatado produto nas valas, nem no Rio. Foi apresentada a Licença de Operação, expedida pelo IBAMA, com validade até 2027.

Diante dos fatos, foi lavrado um BO COP.

Gostou? Compartilhe