Mais 473 servidores penitenciários passam a atuar em estabelecimentos prisionais do RS. Eles integram turmas formadas na manhã de quinta-feira (3), em Porto Alegre, pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS) e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).
Realizada no Salão de Atos da PUCRS, a solenidade marcou o encerramento do 32º curso de formação profissional de agentes penitenciários e do 4º curso de formação profissional de agentes penitenciários administrativos.
Em mensagem enviada por vídeo, o governador Eduardo Leite parabenizou os formandos e lembrou dos investimentos realizados nos sistemas penal e socioeducativo. Por meio do programa Avançar, já foram anunciados R$ 465,6 milhões para qualificar o sistema prisional. É o maior investimento da história no setor, superando o total feito nos últimos dez anos no Estado. Um dos principais anúncios é a demolição da atual Cadeia Pública de Porto Alegre, que será substituída por um prédio novo, com 1.856 vagas.
“Os investimentos serão distribuídos em segurança e tecnologia, gestão e tratamento penal e em obras, para que os agentes tenham condições de exercer sua função com recursos e equipamentos de qualidade. Parabenizo os novos servidores, cujo trabalho será de extrema importância para a sociedade”, disse o governador, no vídeo.
Os 373 agentes penitenciários e 100 agentes penitenciários administrativos recém formados serão lotados nas dez regiões penitenciárias do Estado, conforme necessidade da administração, conforme informações da Agência EstadoRS.