Polícia Federal investiga comércio eletrônico de vinhos não declarados

Policiais federais cumprem 8 mandados de busca e apreensão no município de Constantina e Passo Fundo

Por
· 1 min de leitura
Foto: Divulgação/PFFoto: Divulgação/PF
Foto: Divulgação/PF
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Polícia Federal deflagra, na manhã desta sexta-feira (18), a Operação Vinus, que investiga grupo envolvido no comércio eletrônico de vinhos provenientes de descaminho, em ação conjunta com a Receita Federal.

Policiais federais cumprem 8 mandados de busca e apreensão no município de Constantina e Passo Fundo, expedidos pela 3ª Vara Federal de Passo Fundo, em ação que busca mais elementos probatórios sobre os fatos investigados.

A investigação teve início a partir fiscalização realizada pela Receita Federal em centro de distribuição dos Correios em Passo Fundo, quando foram apreendidas caixas de vinho provenientes da Argentina, enviadas via correspondência para compradores residentes em outros Estados da Federação, sem emissão de nota fiscal.

A partir da instauração do inquérito policial, diz a PF, comprovou-se que indivíduo morador de Constantina, efetuava o descaminho de vinhos da Argentina e comercializava o produto em plataforma de comércio eletrônico na internet, "fornecendo o produto de forma irregular para compradores de vários Estados brasileiros".

Foto: Divulgação/PF


Inquérito

Ao longo da apuração, foram identificados outros dois indivíduos que faziam o transporte do vinho da fronteira com a Argentina até Constantina, de onde os produtos eram remetidos aos compradores nacionais. 

Além das buscas, a Justiça Federal também determinou o bloqueio judicial de contas bancárias utilizadas pelo grupo para recebimento dos valores ilícitos.

Nos dias 21 de dezembro do ano passado e 03 de fevereiro deste ano, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) realizou apreensões de duas cargas de vinhos provenientes de descaminho, que eram transportadas pelos investigados, contabilizando mais de 100 caixas de vinho apreendido.

Gostou? Compartilhe