Os servidores da Polícia Federal realizam, nesta quinta-feira (28), uma mobilização nacional pela valorização das forças de segurança pública, e reivindicam a assinatura de medida provisória da reestruturação das carreiras policiais da União, conforme prometido publicamente pelo presidente da República, Jair Bolsonaro.
A mobilização é uma resposta às notícias sobre o recuo do Governo Federal quanto ao compromisso de reestruturação da carreira policial federal, cujo orçamento de R$1,7 bi já foi aprovado em lei. “Sabemos das mazelas e das desigualdades sociais do país, mas se não fosse o trabalho da Polícia Federal contra a corrupção e o desvio de dinheiro público, certamente esse cenário seria ainda mais degradante. Lutamos contra a criminalidade, e entregamos à sociedade um trabalho de excelência. Precisamos ser reconhecidos e valorizados”, afirma Julio Cesar Santos, presidente do Sindicato dos Policiais Federais do RS – SINPEF/RS.
O movimento ocorre em unidades da Polícia Federal instaladas por todo o país, com apoio dos sindicatos representativos da categoria, da Federação Nacional dos Policiais Federais (FENAPEF), da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) e da Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (Fenadepol) e do Sindicato dos Servidores do Plano Especial do Plano Especial de Cargos da PF (SinpecPF).