Policiais militares do 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar de Lagoa Vermelha realizaram, nesta sexta-feira (10) a Operação "Força Verde - prevenção, fiscalização e combate aos crimes ambientais de transporte, beneficiamento e comércio de produtos florestais.
A equipe do 3° BABM de Lagoa Vermelha deslocou até o município de Ibiaçá e realizou vistoria madeireiras. Em um dos locais fiscalizados, os PMs constataram depósito de 3,39 m³ de madeira serrada, da espécie Pinheiro Brasileiro (Araucária) e 0,76 m³ de madeira serrada de Canela, as tábuas estavam sem a cobertura do DOF (Documento de Origem Florestal).
Também, em um outro local, os Policiais Militares encontaram 10 toras de Pinheiro Brasileiro (Araucária). Diante dos fatos, os policiais militares lavraram Termos Circunstanciados para os proprietários das madeireiras e realizaram a apreensão da madeira.
Chapada
Em outra ação do 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar de Carazinho, atendendo a uma denúncia anônima, referente a desmatamento, delocou até Vista Alegre, interior do município de Chapada.
Na propriedade indicada na denúncia, os policiais militares constataram a supressão de vegetação nativa, pertencente ao bioma Mata Atlântica, em estágio inicial, médio e avançado de regeneração natural, atingindo espécies como: Coqueiro Jerivá, Canela, Timbó, Angico, Cedro, Açoita-cavalo, dentre outras.
A destruição ocorreu fora de Área de Preservação Permanente (APP) e em duas áreas distintas: a primeira com 1,28 hectares e a segunda 0,24 hectares, totalizando 1.52 hectares de intervenção.
O proprietário da área não apresentou licença e/ou autorização do Órgão Ambiental competente. Os PMs lavraram um Boletim de Ocorrência Policial (BO COP) e o sujeito responderá pelo crime ambiental.