A Brigada Militar deflagrou, na tarde desta sexta-feira (1), a Operação Agro-Hórus para combate a crimes rurais transfronteiriços.
A ação de segurança pública contemplará 137 municípios, que receberão reforço de efetivo e emprego de tecnologias para intensificar a segurança nas áreas rurais, visando redução de índices dos principais crimes, como roubo/furto de cargas, abigeato, entre outros, identificando rotas e realizando o bloqueio do fluxo de produtos ilícitos vindos do Uruguai, Argentina e Santa Catarina.
Além dos batalhões que atuam em faixa de fronteira, a operação envolverá as tropas especializadas da Corporação, como o Batalhão de Operações Especiais e os Batalhões de Choque, Rodoviário, Ambiental e de Aviação.
Os recursos humanos e operacionais serão empregados em ações e locais determinados após um minucioso trabalho realizado pela Inteligência da Brigada Militar, cujos resultados de análise criminal irão subsidiar os gestores da corporação para a tomada de decisões e a otimização do emprego do efetivo e dos meios em busca de resultados eficazes.
Tecnologia
Além da utilização de softwares de processamento e análise de dados, será determinante para a interpretação do cenário dos crimes que envolvem a região de fronteira e áreas rurais no Estado a plena integração com outros órgãos policiais de países e de estados vizinhos, prática que vem trazendo resultados positivos para todas as forças e comunidades envolvidas.
Outro ponto de destaque, segundo a assessoria de imprensa da BM, será o diálogo constante com os moradores de áreas rurais, agricultores, produtores e representantes desse segmento, oferecendo uma resposta mais adequada da Brigada Militar às comunidades que trabalham e residem no campo.