Neste sábado (02), uma equipe, do 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar de Lagoa Vermelha, durante a realização do Patrulhamento Ambiental Rural, efetuou a prisão de quatro indivíduos por posse irregular de arma de fogo.
Os policiais militares avistaram um acampamento, às margens do Rio Forquilha, no interior do município de Ibiaçá e, ao se aproximarem do local, perceberam um indivíduo correndo em direção à estrada. Rapidamente, os PMs alcançaram o sujeito, sendo identificado e trazido para próximo do local da fuga.
No acampamento, a guarnição do 3° BABM realizou a vistoria de um veículo, que era de propriedade do abordado e, localizaram, no interior do carro, uma espingarda cal. 28, sem numeração aparente e desmuniciada.
Também, no acampamento, estavam mais quatro pessoas que, foram identificadas. Em uma caminhoneta, estavam três espingardas cal.12 e mais munições, porém todas com a documentação conforme a legislação.
Ao inspecionar o interior do camping, os policiais encontraram, sobre o freezer da cozinha, um rifle cal. 22, equipado com luneta, silenciador, municiado com pente e seis cartuchos intactos.
Os PMs questionaram sobre a propriedade e procedência da arma, porém nenhum dos quatro indivíduos assumiu ser proprietário do armamento.
Diante do crime, foi dada a voz de prisão aos quatro sujeitos, os quais foram conduzidos e apresentados, juntamente com os materiais apreendidos, na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Ibiaçá.
Ainda no sábado, o 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar de Carazinho, realizou Operação Embarcada, na área alagada do Rio Passo Fundo - Usina Hidrelétrica do Passo Fundo (UHPF), no município de Ronda Alta.
Com o objetivo de coibir crimes de caça e pesca Ilegais e demais crimes ambientais e comuns, a equipe do 3° BABM, a bordo de um barco a motor, navegou pelas águas da Barragem. Durante o patrulhamento, os PMs avistaram, junto a orla, uma rede de pesca (30 metros), tipo feiticeira, com três malhas - esse petrecho, é, extremamente, predatório, pois captura todos os tamanhos de peixes (grandes, médios e pequenos). Ainda, instaladas no ambiente aquático, foram localizadas seis boias-loucas.
Os policiais militares realizaram abordagens, porém não localizaram os proprietários do petrecho proibido. O material foi recolhido e, posterior, será incinerado.