Polícia Civil investiga causas do acidente que vitimou sete pessoas em Constantina

Caminhão invadiu a pista contrária e atingiu uma Van matando todos os ocupantes. Motorista disse que dormiu ao volante, porém a polícia investiga uma possível ultrapassagem irregular

Por
· 3 min de leitura
A van e o caminhão colidiram frontalmente na BR 386 na manhã de ontem. (Foto: Divulgação/ON)A van e o caminhão colidiram frontalmente na BR 386 na manhã de ontem. (Foto: Divulgação/ON)
A van e o caminhão colidiram frontalmente na BR 386 na manhã de ontem. (Foto: Divulgação/ON)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Uma viagem de aproximadamente 125 quilômetros, que tinha como destino Tenente Portela, acabou se tornando uma das páginas mais tristes da história de Constantina. A cidade com aproximadamente 10 mil habitantes acordou na manhã desta segunda-feira (4), com a notícia de que uma van que transportava pacientes para realização de exames médicos sofreu um acidente. O motorista e outros seis passageiros, entre eles um bebê de apenas dois meses, morreram no local. 


A ocorrência

O acidente foi registrado por volta das 6h20min da manhã desta segunda-feira. Segundo o registro da Polícia Rodoviária Federal, a van da Secretaria Municipal de Saúde do Constantina, colidiu de forma frontal contra um caminhão. 

O SAMU foi acionado para fazer o socorro das vítimas, mas ao chegar no local, constatou que todos os ocupantes estavam sem vida. Segundo os socorristas, o bebê de dois meses foi ejetada do veículo durante o acidente. As vítimas tinham entre dois meses e 68 anos de idade.

O motorista do caminhão estava muito confuso e foi conduzido ao hospital de Constatina para atendimento médico, onde permaneceu internado. 

Na lista de passageiros estavam o motorista e mais sete ocupantes, entretanto um dos passageiros não embarcou. 


A investigação 

O Instituto Geral de Perícias esteve no local para fazer o levantamento técnico do acidente. Os dois veículos estava no acostamento, e a suspeita é que o motorista do caminhão tenha invadido a pista contrária e atingido a van. A Polícia Civil deverá investigar a ocorrência. Os policiais ouviram o motorista do caminhão no hospital. Ele relatou que não lembra do que aconteceu e que possivelmente tenha dormido ao volante. Entretanto, o delegado Leandro Antunes disse que testemunhas devem ser ouvidas e que também será investigado a possibilidade do acidente ter acontecido por uma tentativa de ultrapassagem em um local proibido. 

O motorista, de 22 anos, saiu da cidade de Palmitinho com o caminhão vazio, e seguia em direção a Constantina.

Os laudos periciais devem ser finalizados em aproximadamente 30 dias. Segundo o delegado, não foi pedida a prisão preventiva do motorista, visto que foi realizado os exame de alcoolemia e dado negativo para o consumo de bebida alcoólica. 


Cidade em Luto 

As vítimas foram identificadas pela Prefeitura de Constantina. São elas: o motorista da Secretaria Municipal de Saúde de Constantina, Magno Zanella, 48 anos, o pastor da Assembleia de Deus, Wilson Ramos e sua esposa Adazila de Oliveira Ramos; Ana Bruna Cavalheiro da Silva e sua filha de dois meses, Helena Vitória da Silva Rodrigues; Geni Emília dos Santos Agatti; e Silvana Remonti Zenatti.


Luto oficial 

Em nota oficial, a prefeitura manifestou condolências e decretou luto municipal. "Aos familiares enlutados manifestamos nossos mais sinceros sentimentos, ficando à disposição nesse momento de dor. Que Deus possa confortar o coração de todos", diz a nota oficial da prefeitura. O Município decretou luto oficial pela morte das sete pessoas. Foram suspensas as atividades em todas as repartições públicas e escolas do município ontem (04) e hoje (05). Os Postos de Saúde atendem somente casos de urgência e emergência.  

O Bispo de Frederico Westphalen, Antonio Carlos Rossi Keller, divulgou uma nota se solidarizando com os familiares. “Nestes momentos de sofrimento e tristeza pelos quais estão passando os familiares dos afetados por este grave acidente, quero deixar uma palavra de conforto e de fé, na certeza de que Deus, em sua infinita misericórdia e amor jamais abandona os seus filhos, especialmente aqueles que experimentam a amargura da perda de seus entes queridos em condições tão trágicas”, disse ele por meio de suas redes sociais. 

Até o fechamento desta edição, a prefeitura de Constantina ainda trabalhava para organizar um velório coletivo para as vítimas. Mas ainda não havia sido confirmado o local e horário do ato. 



Rodovias da região fazem duas vítimas fatais no final de semana 

Um jovem de 19 anos morreu na madrugada de domingo (3), em um acidente de trânsito na ERS 135. A ocorrência foi registrada próximo ao trevo de acesso à Coxilha. Luiz Eduardo de Pierri Arruda, 19 anos, transitava com uma VW Saveiro quando colidiu frontalmente em caminhão que transitava em sentido contrário.

O jovem morreu no local. As causas do acidente devem ser investigadas pela polícia. 

Em Tio Hugo Delmar Sebastião Miranda, 44 anos, que perdeu a vida na manhã de domingo (3). A ocorrência foi registrada BR-386 e, segundo informações da PRF ele trafegava no sentido interior/capital quando saiu da pista colidiu contra uma árvore. Miranda, que era morador de Tio Hugo, morreu na hora.

Gostou? Compartilhe