O 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar desencadeou a "Operação Força Verde, com o objetivo de fiscalizar animais em confinamento e abatedouros. A operação foi desenvolvida na segunda-feira (18), e teve o objetivo de coibir e reprimir crimes ambientais relacionados às atividades de criação de animais em regime de confinamento, além de fiscalizar abatedouros e empreendimentos de fabricação de derivados de origem animal.
A operação ocorreu , simultaneamente, nas cidades de Caxias do Sul, Ibiraiaras, Muliterno, Tio Hugo, Ernestina, São Luiz Gonzaga, Três Passos, Frederico Westphalen, Veranópolis, Passo Fundo, São Borja e Vacaria . Foram identificadas irregularidades nas cidades de Caxias do Sul e Ibiraiaras.
Em Caxias do Sul , os policiais militares efetuaram a fiscalização em dois empreendimentos, e constatado o descarte irregular de dejetos nos dois locais. Já em Ibiraiaras, em um dos locais vistoriados, os policiais identificaram irregularidades e ausência da Licença de Operação. No levantamento ambiental, foi constatado a presença de bovinos confinados, em uma área de preservação permanente (APP), caracterizada por um córrego.
Nos locais onde foram encontradas irregularidades, houve a confecção de boletins de ocorrência e os responsáveis deverão responder por crime ambiental.