Os policiais militares do 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar de Passo Fundo realizaram uma Operação Embarcada, na Barragem de Ernestina, no município de Nicolau Vergueiro para combater a caça ilegal e a pesca predatória, além de coibir crimes ambientais e comuns na área.
Na quarta-feira (20), as guarnições do 3° BABM efetuaram o patrulhamento embarcado utilizando o barco a motor e as motos aquáticas fiscalizando duas localidades. Segundo informações do boletim de ocorrência, em Engenho Velho, os PMs flagraram uma embarcação de madeira, sem motor, com dois indivíduos em seu interior, realizando atividade de pesca com petrechos proibidos.
Com eles, foram encontradas redes de pesca, de malhas 70 mm e 40 mm, perfazendo um total de 380 metros de redes. Os sujeitos foram detidos pelos policiais militares, enquanto que a embarcação foi recolhida para a sede do Batalhão Ambiental.
Na localidade de Sítio Bastos, os policiais militares localizaram, no ambiente aquático, 250 metros de rede. Presos a estas redes, estavam diversos peixes vivos das espécies Jundiá, Traíra e Bocudo. Os responsáveis por fixar as redes no ambiente aquático não foram identificados. Os PMs realizaram a soltura dos peixes nas águas.