Na noite de sábado (23) e madrugada deste domingo(24), o 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar de Passo Fundo e 3° Regimento de Polícia Montada realizaram a "Operação contra a Poluição Sonora ", em Passo Fundo.
Com a finalidade de prevenir e fiscalizar crimes de poluição sonora, os policiais militares realizaram abordagens a estabelecimentos e a veículos, sendo flagrados crimes ambientais de poluição sonora em quatro locais.
Com a utilização do aparelho de decibelímetro e do drone, os PMs constataram que os níveis de pressão sonora, emitidos pelos eventos, estavam superiores ao permitido para as áreas.
Um evento de som automotivo, dois estabelecimentos e um veículo automotor foram autuados e tiveram materiais (caixas/ mesa de som) apreendidos.
O comandante do 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar, Capitão Leandro da Cruz Góis, que coordenou pessoalmente a operação, informou que essas ações são realizadas para orientar e repreender os responsáveis pela prática do delito. "Essa operação teve o objetivo de fiscalizar denúncias sobre níveis de poluição sonora, que causam danos à saúde, ao meio ambiente e à sociedade. Ressaltamos que, para quem comete o crime de poluição sonora, pode ter uma pena de reclusão de um a três anos", disse.
A ação resultou em apreensões e registros de ocorrências para os proprietários/organizadores, que responderão criminalmente pelo fato.
* Com informações de Comunicação Social 3° BABM