Batalhão Ambiental localiza área de desmatamento em David Canabarro

Os policiais encontraram 19 toras de araucária e apreenderam uma máquina

Por
· 1 min de leitura
Trincheira foi aberta para esconder vegetação destruída - Foto Batalhão AmbientalTrincheira foi aberta para esconder vegetação destruída - Foto Batalhão Ambiental
Trincheira foi aberta para esconder vegetação destruída - Foto Batalhão Ambiental
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Uma equipe do 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar de Passo Fundo, após o recebimento de uma denúncia anônima referente a desmatamento, nesta segunda-feira, deslocou até o interior do município de David Canabarro.

No local indicado na denúncia, os policiais militares constataram a supressão de mata nativa, ombrófila mista, pertencente ao bioma Mata Atlântica, em estágio médio e avançado de regeneração natural. Espécies como: pinheiro brasileiro ( Araucaria angustifolia ) Fumeiro-brabo, Angico, Canela, Camboatã, Timbó, Branquilio, dentre outras, foram atingidas. A destruição atingiu duas áreas, totalizando 1,1 hectares . 

Durante a averiguação, os PMs flagraram uma escavadeira, marca Catterpilar, que estava sendo utilizada para a destruição da mata nativa . A máquina também foi utilizada para escavação de duas trincheiras, medindo, aproximadamente, 15m de comprimento, 3m de largura e 1,5m de profundidade. Esse reduto, estava sendo utilizado para enterrar a vegetação destruída. Ainda, foi constatado o corte de dois pinheiros brasileiros ( Araucaria angustifolia ) e encontradas 19 toras araucárias , de diversos tamanhos e diâmetros, estaleiradas no local.

Diante dos crimes, os policiais militares apreenderam a escavadeira e as 19 toras de araucárias, conforme Termo de Apreensão. Um Boletim de Ocorrência Policial (BO COP) foi confeccionado para o responsável/proprietário da área, o qual responderá pelos crimes ambientais.


Gostou? Compartilhe