O 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar, desencadeou, nesta sexta-feira (19) em diversos municípios do Estado, a Operação Força Verde - Combate à caça e à pesca predatória.Com o objetivo de fiscalizar o leito e às margens dos rios, lagos e barragens, combater à caça ilegal e à pesca predatória, atuar na preservação da ordem pública e proteção do meio ambiente, garantindo, desta forma, o equilíbrio da biodiversidade da fauna e flora, as equipes do 3° BABM realizaram ações de polícia ambiental em diversas regiões do Estado.
Campinas do Sul
No município de Campinas do Sul , a equipe do 3°BABM de Erechim, efetuou o patrulhamento e fiscalização, nas margens e encostas do rio Passo Fundo e também na barragem da Hidrelétrica de Entre Rios.
Serafina Corrêa
Em Serafina Corrêa, no lago da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) São Paulo, os policiais militares, do 3° BABM de Bento Gonçalves, realizaram o patrulhamento embarcado com o intuito de coibir a prática de caça e pesca ilegais.
Vacaria
Em Vacaria , os PMs efetuaram o patrulhamento motorizado, nas estradas do interior do município e em locais conhecidos como "pontos de pesca", no Rio Pelotas.
Pinheirinho do Vale
A guarnição, do 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar de Frederico Westphalen, realizou ações de polícia ambiental no município de Pinheirinho do Vale. Os PMs efetuaram barreiras de fiscalização às margens do Rio Uruguai, abordando veículos e pessoas que estavam próximas à travessia de balsa entre os municípios de Pinheirinho do Vale, no RS e Itapiranga, SC.
Mato Castelhano
No município de Mato Castelhano, a equipe do 3° BABM de Passo Fundo realizou patrulhamento nas estradas de acesso à Barragem do Capingui. Foram realizadas barreiras e inspecionados acampamentos na orla da Barragem.
São Luiz Gonzaga
No Rio Ijuí, os policiais militares de São Luiz Gonzaga, a bordo de um barco a motor, realizaram o patrulhamento, visando o combate aos crimes ambientais, com ênfase na fiscalização da pesca predatória e caça ilegal.
Santa Rosa
Uma equipe, do 3º BABM de Santa Rosa, realizou ações nas águas do rio Uruguai. Os PMs vistoriaram locais conhecidos como "possíveis portos clandestinos", comumente usados para os crimes de contrabando e descaminho, visto fazer fronteira com a Argentina. Durante o patrulhamento, foram retirados, do ambiente aquático, 150 metros de redes de pesca, sem procedência, os quais foram apreendidos e, posterior, serão incinerados.