Batalhão Ambiental desencadeia operação contra pesca ilegal e predatória

Por
· 1 min de leitura
Divulgação/BABM Divulgação/BABM
Divulgação/BABM
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Neste sábado (27), o 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar realizou Operação Embarcada no Rio Uruguai e Rio Ijuí.

A Operação teve como finalidade o combate à pesca ilegal e preparatória, bem como atuar na preservação da ordem pública e na proteção do meio ambiente.

No Rio Uruguai , municípios de Esperança do Sul e Tiradentes do Sul, os policiais militares efetuaram abordagens a ribeirinhos, que estavam às margens do rio e identificaram pontos de pesca. Durante o patrulhamento embarcado, os PMs localizaram 200 metros de redes e, aproximadamente, 350 metros de espinhéis, petrecho, este, que estava submerso no leito do Rio Uruguai. Não foi possível localizar ou identificar os responsáveis pelo material, sendo apreendidos para, posterior, incineração.

No Rio Ijuí, a equipe do 3° BABM de São Luiz Gonzaga realizou abordagens a embarcações, inspeções em acampamentos e identificação de pessoas. O PMs retiraram do ambiente aquático quatro redes de pesca, colocadas no rio de forma ilegal.

Ainda no Rio Uruguai, na área de fronteira com a Argentina, policiais militares do 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar de Santa Rosa, realizaram ações de polícia ambiental com abordagens a embarcações e identificação de pessoas.

Durante o patrulhamento nas águas, os PMs localizaram uma embarcação com 250 metros de espinhéis, armados em local proibido. O indivíduo foi detido, a embarcação e o petrecho foram recolhidos, conforme Termo de Apreensão. Os PMs confeccionaram um Boletim de Ocorrência Policial para homem, por pesca em local proibido.

Os peixes, que estavam presos no petrecho, foram devolvidos ao Rio.

Em outro ponto de fiscalização, às margens do Rio Uruguai, durante abordagens e vistorias a acampamentos, os policiais militares identificaram uma grande quantidade de bebida importada, em um galpão. O proprietário não apresentou a nota fiscal do produto, sendo então apreendidas 120 garrafas de cerveja de origem estrangeira. Os PMs lavraram um Boletim de Ocorrência Policial para o responsável, pelo crime de descaminho. Toda a bebida foi apreendida, sendo entregue à Receita Federal.

Gostou? Compartilhe