Nesta quarta-feira (21), a Brigada Militar, através das guarnições do 3° Batalhão Ambiental de Passo Fundo e Carazinho, das equipes do 3° RPMon de Nicolau Vergueiro, Ernestina e Coxilha, efetuou a Operação Integrada Força Verde - combate à pesca predatória .
Os policiais militares efeturam patrulhamento embarcado, na barragem de Ernestina e, com o uso da aeronave remotamente pilotada - Drone, vistoriaram locais de pontos de pesca ilegal e acampamentos irregulares. Na localidade de Engenho Velho, os PMs avistaram redes de pesca, próximas a um galpão, ao realizar a abordagem do proprietário, foi identificado vários baldes com peixes frescos, sem procedência, totalizando 82 quilos de pescado e 2 mil metros de redes de pesca. Durante a inspeção do local, os PMs avistaram mais 100 peixes presos às redes, provavelmente, retirados da Barragem de Ernestina.
Ainda, os PMs constataram, em vários pontos da propriedade, o descarte irregular de embalagens de agrotóxicos vazias, o refugo de vísceras de peixes e queima de resíduos sobre o solo.
Diante dos crimes ambientais, o homem foi detido e conduzido à Delegacia de Polícia de Marau para o registro do fato.
As redes de pesca e os peixes foram apreendidos.