Nesta semana, entre os dias 26 a 30 de outubro, os policiais militares do 3º Batalhão de Polícia de Choque realizaram instrução e habilitação para os policiais militares do 4º BPAF (Santa Rosa),7º BPM (Três Passos), 37º BPM (Frederico Westphalen). Os policiais militares receberam treinamento e habilitação para uso de espargidores em spray e espuma, instrumentos de menor potencial ofensivo que são projetados, especificamente, para conter, debilitar ou incapacitar, temporariamente, as pessoas, visando cumprir os preceitos validadores do restabelecimento da ordem pública, e simultaneamente, normas nacionais e internacionais de Direitos Humanos, minimizando ao máximo, os riscos de lesões permanentes e letalidade.
Durante a habilitação, os policiais militares receberam treinamento teórico que englobou a legislação, dispositivos legais, normas e portarias, conceitos e características, princípios da legislação para o uso força, distâncias de segurança para a correta utilização, níveis de contaminação e forma de descontaminação quanto ao uso dos espargidores.
Na aula prática os policiais militares tiveram a experiência de sentir o efeito in loco do spray e da espuma de pimenta, além do gás lacrimogênio utilizados nos seres humanos e a maneira correta e adequada de descontaminação.
Cerca de 300 policiais foram habilitados para o uso de espargidores utilizados pela Brigada Militar conforme a Nota Interna 2.29, que regular o emprego dos principais Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo – IMPO .