Equipesdo 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar, realizaram durante toda a sexta-feira (7)ações de combate ao desmatamento em diversos municípios.
Em Fagundes Varela, os policiais militares, através da aeronave remotamente pilotada – Drone, constataram a supressão irregular de 941 metros quadrados de vegetação nativa. A intervenção ocorreu sem a devida licença. No local, foram localizados vários exemplares de árvores nativas de médio e avançado estágio de regeneração. Diante do fato, foi confeccionado boletim de ocorrência policial.
No município de Cotiporã, os policiais militares realizaram vistoria em uma área e, com o uso da aeronave remotamente pilotada – Drone, constataram o corte irregular de vegetação nativa atingindo 4,48 hectares. A supressão atingiu vegetação nativa, contemplando exemplares arbóreos, como: Açoita-cavalo, Camboatá-vermelho, Jerivá, Angico, Chá-de-bugre, Angico, dentre outras folhosas. A área está sendo usada para plantio de grãos. Diante do fato, foi confeccionado um Boletim de Ocorrência Policial, ao responsável pelo dano, o qual responderá pelo crime ambiental.
Em uma propriedade, em Três Passos, uma equipe do 3° BABM constatou a supressão de 1,5 hectares de vegetação nativa, típica do bioma Mata Atlântica, em estado inicial e médio de regeneração. Próximo ao local, foi abordado um caminhão prancha, carregado com uma escavadeira hidráulica. Ao ser abordado, o caroneiro informou ser o operador da escavadeira e que havia realizado a supressão da vegetação naquela área. O proprietário da área informou não possuir licença ambiental para realização da atividade e, diante do crime ambiental, foram apreendidos o caminhão prancha e a escavadeira hidráulica e um Boletim de Ocorrência Policial foi confeccionado.
Em Santo Cristo, policiais militares do 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar de Santa Rosa, constataram desmatamento em uma área aproximada de 3.700 m². A ação aconteceu sem licenciamento ambiental e o proprietário responderá por crime ambiental através do Boletim de Ocorrência Policial.
No município Alecrim, os policiais flagraram o desmatamento em uma área, de aproximadamente, 5.500 m². A intervenção aconteceu sem licenciamento ambiental e o proprietário responderá pelo crime ambiental.