A Polícia Federal deflagrou, na manhã dessa segunda-feira (24), a segunda fase da Operação Manifest. Objetivo da ação foi desarticular uma organização criminosa dedicada ao tráfico internacional de drogas.
Os policiais federais cumpriram um mandado de prisão preventiva em Uberlândia/MG, um mandado de busca em Passo Fundo/RS e apreenderam três aeronaves. Também foram executados o bloqueio de imóveis e valores da organização criminosa e a arrecadação de outros bens que venham a ser identificados em seu poder.
A investigação
As investigações da Operação Manifest se desencaderam em dezembro de 2020, a partir de um acidente aéreo ocorrido no interior do município de Muitos Capões (RS). O grupo investigado internalizava cocaína no país através da rota Bolívia/Paraguai/Brasil, utilizando aeronaves para realizar o transporte.
Primeira fase
Na primeira fase da operação, deflagrada em 02 de dezembro de 2021, foram presos 11 investigados e cumpridos 30 mandados de busca. Na época, foram bloqueados R$ 15 milhões em imóveis e valores da organização criminosa, e apreendidas oito aeronaves, nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Roraima, e também no Distrito Federal.
No grupo investigado, figuram empresários do ramo da aviação agrícola, advogados, pilotos e indivíduos ligados à facção criminosa.
Os suspeitos poderão responder pelos crimes de tráfico internacional de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro, entre outros que venham a ser identificados com o avanço da investigação.