Litoral, Serra, Costa Doce e fronteira recebem reforço de serviços do Estado na Operação RS Verão Total

Por
· 3 min de leitura
Foto: Gustavo Mansur / Palácio PiratiniFoto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini
Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Foi oficialmente aberta, neste sábado (17), a Operação RS Verão Total, que vai reforçar os serviços e a atuação das forças de segurança do Estado no Litoral, na Costa Doce, na Serra, nas regiões de fronteira e nas cidades com águas internas durante a temporada de verão.

O sábado de sol e calor deu o tom ideal para o evento de abertura, que ocorreu na beira-mar de Capão da Canoa com a presença do governador Ranolfo Vieira Júnior e da primeira-dama Sônia Vieira, de secretários de Estado, do governador eleito, Eduardo Leite, e do vice-governador eleito, Gabriel Souza.

Até março de 2023, 37 órgãos e entidades do Estado vão atuar de forma integrada, em parceria com prefeituras, para garantir a ampliação dos serviços nas cidades que costumam receber grande número de visitantes na alta temporada.

Os municípios terão presença reforçada de guarda-vidas, policiamento, operações de trânsito – como a Balada Segura –, ações de acessibilidade – a exemplo do Rede Praia Acessível –, monitoramento da qualidade das águas, por meio do Balneabilidade da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), além de investimentos na rede de saúde e em infraestrutura viária.

A segurança pública será a área mais reforçada, com 5.398 agentes de segurança atuando na operação – entre Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), Brigada Militar (BM), Polícia Civil (PC), Instituto-Geral de Perícias (IGP) e Departamento Estadual de Trânsito (DetranRS).


Corpo de Bombeiros

A operação vai contar com 1.004 guarda-vidas, sendo 590 militares e 414 guarda-vidas civis temporários. A partir deste sábado (17), 544 guarda-vidas do CBMRS já estão atuando nas guaritas. Outros 46, cedidos pela Brigada Militar, vão se somar à operação nos próximos dias.

A partir de 24 de dezembro, serão agregados ao efetivo mais 274 guarda-vidas civis e, em janeiro, outros 140.

Os agentes vão garantir a segurança dos banhistas, inicialmente em 214 guaritas. Ao longo da operação, a estimativa é que 272 postos de salvamento estejam ativados.

Além disso, 91 bombeiros militares estarão operando em combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar e em segurança contra incêndios. Eles vão se somar aos 397 que fazem parte do efetivo orgânico.

O CBMRS vai utilizar ainda 56 viaturas leves, nove pesadas e 12 moto aquáticas, ampliando a cobertura de vigilância além do habitual serviço integrado com as aeronaves do Batalhão de Aviação da Brigada Militar (BAv-BM).


Brigada Militar

Entre outras ações, a BM terá a participação dos policiais instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que desenvolve atividades de prevenção ao uso de drogas e a promoção da qualidade de vida. As atividades ocorrem nas duas Bases Móveis Comunitárias instaladas nas orlas de Capão da Canoa e Tramandaí.

Os micro-ônibus da BM farão a distribuição de pulseiras de identificação para crianças e servirão como ponto de encontro e acolhimento a pessoas que se perderam de amigos e familiares.

O Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) estará nas praias com a Escolinha de Trânsito itinerante, que atenderá todo litoral, acolhendo uma média de 100 crianças por dia, ensinando a gurizada de forma lúdica os cuidados com o trânsito.

Além dos efetivos orgânicos do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) do Litoral, do CRPO do Sul, do Comando Ambiental (CABM) e do CRBM, que totalizam 1.418 militares, a Brigada vai suplementar a atuação com o efetivo do interior e da capital, reforçando com outros 1.080 brigadianos.

No total, serão 2.498 policiais militares e 675 viaturas ao longo de todo o período da Operação RS Verão Total.


Polícia Civil

Na Polícia Civil, além dos 312 policiais que compõem o efetivo das regiões, 948 servidores entre delegados e agentes foram destacados para reforçar a atuação no Litoral Norte, Litoral Sul, Costa Doce, Serra e municípios fronteiriços do RS, utilizando ao todo 135 viaturas.

Os policiais civis também irão realizar uma série de atividades educativas, de promoção à saúde e à qualidade de vida dos veranistas durante o período da operação. Serão organizadas rústica infantil, circuito de palestras com equipe multidisciplinar do projeto Papo de Responsa e oficinas de educação para o trânsito, com minibuggys da Polícia Civil, entre outras programações.


IGP

O Instituto-Geral de Perícias (IGP) também vai qualificar os serviços no Litoral com médico-legistas, técnicos em perícia, peritos criminais, papiloscopista e fotógrafos, num acréscimo de 84 servidores ao efetivo local de 26 profissionais, empregando sete viaturas, para atender em locais de crimes e perícia em veículos

Os postos de identificação estarão reforçados para agilizar a confecção de carteiras de identidade.

Gostou? Compartilhe