Reunião em Passo Fundo trata de fake news sobre ataques em escolas

Órgãos de segurança estão reunidos na manhã de hoje no gabinete da prefeitura após a divulgação de notícia falsas nas redes sociais

Por
· 3 min de leitura
Reunião acontece no gabinete da prefeitura - Foto Luciano Breitkreitz/ONReunião acontece no gabinete da prefeitura - Foto Luciano Breitkreitz/ON
Reunião acontece no gabinete da prefeitura - Foto Luciano Breitkreitz/ON
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Na manhã de hoje (12), acontece uma reunião na Prefeitura de Passo Fundo, onde está sendo tratado sobre as fake news relacionadas a ataques em escolas, e que tem assustado a população. As notícias falsas circularam pelas redes sociais durante a terça-feira.

Além de representantes do Poder Público, estão presentes o comando local da Brigada Militar, chefia da Polícia Civil e representantes de escolas de Passo Fundo e demais entidades. O prefeito Pedro Almeida, que está em Brasília, participa de forma remota.

O objetivo é ouvir os órgãos de segurança e alinhar açoes conjuntas com serenidade e planejamento .A inteligência da BM e PC estão monitorando as redes sociais e não há indicativo de que haja ações em escolas de Passo Fundo. A recomendação é que qualquer informação seja repassada aos órgãos de segurança, e não seja compartilhada em grupos de whatsapp ou outras redes sociais.

“O Município trabalha de forma integrada com as forças policiais a fim de proteger as crianças, professores e demais profissionais e busca tomar medidas conjuntas com todos os envolvidos na questão da segurança nas escolas Temos plena confiança nos nossos órgãos de segurança e pedimos que as pessoas auxiliem neste trabalho dos policiais, sem espalhar notícias falsas que geram pânico na comunidade”, afirmou o prefeito, lembrando que a segurança nas escolas já vem sendo trabalhada com ações concretas, como a instalação de videomonitoramento em todas as instituições da rede municipal, disse o prefeito Pedro Almeida.


O delegado regional de Polícia, Adroaldo Schenkel, destacou que, até o momento, nenhuma ocorrência grave foi registrada em escolas de Passo Fundo. Ele pediu a contribuição da comunidade para não repasse informações falsas. “A nossa palavra aqui no município é de tranquilidade, assim como o resto do Estado do Rio Grande do Sul. Não há nenhum indicativo de fatos graves Pedimos à população que não divulgue informações duvidosas ou claramente falsas, evitando fazer alarmes indevidos e criar pânico. Qualquer situação será tratada pelas inteligências da Polícia Civil, da Brigada Militar e da Secretaria Municipal de Segurança Pública”, pontuou


O comandante da Brigada Militar, tenente-coronel Cilon Freitas, enfatizou que a presença da Brigada Militar nas escolas faz parte de um trabalho preventivo, construído há anos para ampliar a segurança nas escolas, e que segue sendo realizado diariamente. “A Brigada continua fazendo segurança como sempre tem feito. Faz parte da nossa rotina e das estratégias de segurança essa proteção às escolas. Temos a patrulha escolar, que percorre todas as escolas, públicas e privadas, de todos os níveis, e a presença policial seguirá sendo realizada”, afirmou.

O vereador Gio Krug enalteceu o trabalho desenvolvido pelas forças policiais e pelo Município, destacando a importância de a comunidade ser uma aliada. “Todas as denúncias são monitoradas e as fake news acabam atrapalhando o trabalho. É um momento delicado e nós pedimos que as escolas transmitam tranquilidade à comunidade e que a população não compartilhe fake news sobre ocorrências nas escolas”, salientou.


Escola + Segura

O secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira elencou as medidas adotadas dentro do programa Escola + Segura. As principais foram apresentadas pelo prefeito nessa terça-feira (11) e corroboradas durante a reunião. “Estamos atuando em diversas frentes para ampliar a segurança dos alunos, professores, servidores e famílias. O Município instalou câmeras nas 72 instituições, fez uma atualização do sistema de alarme e está efetuando o cercamento das escolas. Também intensificará o projeto antibullying e a conscientização da comunidade escolar sobre a prevenção da violência. Além disso, estuda a contratação de uma guarda escolar terceirizada”, elenca o secretário.


As câmeras de videomonitoramento impactaram em uma redução significativa de ocorrências registradas nas escolas, conforme o secretário de Segurança, João Darci Gonçalves. As imagens são monitoradas pelo Centro de Operações do Município e conectadas com a Brigada Militar. “Ficamos 24 horas monitorando essas câmeras. Todo e qualquer problema que surgem de ordem policial é encaminhado à Brigada Militar, que sempre tem uma viatura na redondeza. As ocorrências diminuíram em mais de 90% somente com a colocação dos equipamentos”, avaliou.


 

Denúncias

Situações que envolvam ocorrências em escolas podem ser reportadas às forças policiais a partir dos seguintes contatos:

190 – Brigada Militar

197 – Polícia Civil

181 – Disque-Denúncia

*Matéria atualizada às 10h50

Gostou? Compartilhe