Através de uma denúncia, os policiais militares, do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar de Carazinho, flagraram, na quarta-feira (24), a destruição de vegetação nativa, com intervenção em área de preservação permanente APP, no interior de Pontão.
No local, a equipe do 3º BABM flagrou uma retroescavadeira realizando a supressão de vegetação nativa, pertencente ao bioma Mata Atlântica, e a abertura de valas, em área de preservação permanente- APP, caracterizada por curso d’água natural e área úmida, atingindo uma área de 20 mil metros quadrados.
Arvores nativas
Houve a destruição de árvores nativas das espécies Canela, Pinheiro-brasileiro, Aroeira, Angico, Coqueiro- jerivá, Açoita-cavalo, Timbó, Taquara, Xaxim, Camboatá, Cerejeira, dentre outras. Também foi observado o uso irregular do fogo, o qual atingiu parte da vegetação.
Ainda, constatou-se a abertura de 137 metros de valas com presença de dreno, e, em seu interior o uso de madeira oriunda do desmatamento e lona plástica.
O proprietário não possuía licença ou autorização do órgão ambiental para realizar as intervenções e, diante dos crimes ambientais , foi confeccionado um Boletim de Ocorrência Policial.
Legenda
Árvores foram derrubadas e uma uma vala de drenagem foi aberta no local
Foto Divulgação/BABM