Nas cidades de Frederico Westphalen, Nonoai e São José do Ouro houve interação e muito aprendizado com os alunos do programa Patrulheiro Ambiental Mirim. Os estudantes plantaram árvores, cantaram e realizaram atividades de pintura. O Patrulheiro Ambiental Mirim é um programa institucional desenvolvido com alunos dos 4º e 5º anos, das escolas, públicas e privadas, do Rio Grande do Sul. Através da Cartilha, os alunos mergulham nas 10 lições propostas, com os temas meio ambiente, solo, água, ar, flora, fauna, poluição, resíduos, sustentabilidade, consciência ambiental.
Em Erechim, o 3º BABM participou da exposição “ALMAlinowski VERDE” e cerimônia de plantio de araucárias em comemoração a diáspora polonesa e ao trabalho de Longines Malinnowski. A Etnia Polonesa de Erechim, através do projeto “Presente fazendo pontes”, tem realizado atividades com objetivo de despertar nas pessoas, de todas as idades, uma busca em conhecer a História que nos antecedeu, construída pelos ancestrais desbravadores de todas as Etnias, que ajudaram a plantar as raízes do nosso hoje, sendo a Natureza o meio onde todos somos abrigados, em todos os tempos. O Evento contou com a presença de Fábio Malinowski neto de Longines Malinowski e o Consul-Geral da República da Polônia, de Curitiba.
Em Passo Fundo, os policiais militares realizaram palestra aos integrantes do Rotary Club. Foram abordados temas como a importância da preservação do entorno das barragens e o papel da comunidade na proteção do Meio Ambiente.
Neste dia 03, é lembrado o Dia Nacional da Educação Ambiental e no dia 05, o Dia Mundial do Meio Ambiente, e o 3º BABM realizará diversos eventos com o objetivo de promover a conscientização das pessoas para o cuidado e preservação do Meio Ambiente.