Uma grande operação realizada nesta terça-feira (25), resultou na prisão de 15 pessoas na cidade de Ametista do Sul. A operação Elmo VII teve o objetivo de fiscalizar a fabricação e o uso indevido de explosivos, e envolveu o Exército, Ministério do Trabalho, Polícia Federal, Brigada Militar, Polícia Civil, Bombeiros, CREA e Fepam.
A operação resultou em 15 pessoas presas, além da apreensão de uma grande quantidade de pólvora irregular, destruída durante a operação. O foco da ação desta terça-feira foram as minas de extração de gemas de ametista, que são exploradas por uma cooperativa local, além de um complexo hoteleiro localizado em uma mina desativada.
Todos os presos foram encaminhados para a Polícia Federal de Passo Fundo. A PF informou que após a chegada dos presos, a situação de cada um seria analisada para avaliar as medidas legais individuais.
Segundo o Exército, a maior preocupação são os riscos que o uso e fabricação de explosivos pode trazer para a comunidade, trabalhadores, turistas e ao meio ambiente.