CRPO Planalto lança programa de cuidado à saúde mental policial

O CRPO Planalto realizou nesta quarta-feira (23), no auditório da Escola Notre Dame Menino Jesus, um seminário sobre a saúde mental policial.

Por
· 1 min de leitura
Foto: Luciano Breitkreitz/ON Foto: Luciano Breitkreitz/ON
Foto: Luciano Breitkreitz/ON
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O evento marcou a apresentação do Programa de Qualidade de Vida do Policial Militar, com o objetivo de fortalecer e complementar a rede de apoio que já é oferecida pela Brigada Militar na valorização da saúde mental dos policiais militares.

O programa prevê mapear os serviços de saúde mental oferecido pelos municípios; estabelecer parcerias com universidades da região; divulgar ao efetivo os serviços e parcerias que são oferecidos e organizar palestras e oficinas para promover conhecimento sobre a prevenção da saúde mental.

Para disseminar o assunto, o diretor do departamento de saúde da Brigada Militar, coronel Régis Reche; a chefe do biopsicossocial, major Cláudia Ferrão Vargas; e as psicólogas Milene de Oliveira e Carolina Monteiro palestraram sobre os temas “Gestão de saúde na BM”, “Saúde mental e suporte aos policiais militares” e “A importância de uma vida baseada em valores”.

O intuito geral do evento é levar ao conhecimento do efetivo os serviços disponibilizados, possibilitando aos militares plenas condições de ter uma vida saudável, refletindo assim, no desempenho profissional.

Além do comandante do CRPO Planalto, Tenente Coronel Cilon Freitas da Silva, o vice-prefeito, João Pedro Nunes, todos os comandantes dos municípios de abrangência do CRPO Planalto, dentre outras autoridades prestigiaram o evento.

O comandante do CRPO Planalto, Tenente Coronel Cilon Freitas da Silva, destacou a importância do evento e em como a ação impacta o efetivo policial.

“Com grande orgulho, anunciamos o Programa de qualidade de vida policial militar. A ideia do programa é usar portas já existentes no sistema de saúde municipal e universidades parceiras. O objetivo é quebrar alguns tabus referentes à saúde mental, visando a qualidade de vida dos nossos policiais. Tudo isso resultará em policiais mais tranquilos e melhor preparados para realizar o seu serviço e, consequentemente, tendo uma qualidade maior na segurança pública”, explica o comandante.

Um dos palestrantes do evento, o diretor do departamento de saúde da Brigada Militar, coronel Régis Reche, destacou aos participantes os serviços oferecidos pela própria rede, bem como a assistência prestada aos policiais através do departamento.

“Eu gosto de ver a vida de duas maneiras: uma que não existe milagre e a outra é acreditar que tudo é um milagre. Aprendi que a grandeza de um homem não é receber honras e sim merecê-las, e eu tenho certeza que cada um dos nossos policiais, as merecem. Usem as nossas estruturas!”, destacou o coronel Reche.

Gostou? Compartilhe