Uma equipe do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM), flagrou pássaros silvestres mantidos em cativeiro, em residências de Passo Fundo. A ação policial aconteceu na quarta-feira (28).
Após receber uma denúncia anônima, a equipe do 3º BABM constatou, em uma residência, o confinamento de seis porcos de forma irregular. Ainda, foram localizados 13 pássaros silvestres em cativeiro, sendo Papagaio, Cardeal, Trinca- ferro, Canário-da-terra e Azulão. O morador não possuía licença para a criação de pássaros silvestres.
Em outra residência, os policiais militares flagraram 12 aves silvestres em cativeiro, mantidos sem licença ou autorização do órgão competente, tampouco possuíam cadastro de passeriformes. Pássaros como Cardeal, Coleira, Frade , Canário-da-terra, Trinca-ferro e Azulão foram encontrados em gaiolas individuais.
Todos os pássaros silvestres foram resgatados e encaminhados para os cuidados médicos veterinários, após serão reinseridos no habitat natural. O responsável pelos porcos foi notificado pela criação irregular - área urbana.
Aos autores do crime ambiental foram confeccionados os, respectivos, Boletins de Ocorrências Policiais.