3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar realiza Operação Piracema

Equipes percorreram trechos do rio Passo Fundo e da Barragem de Ernestina

Por
· 1 min de leitura
O defeso da Piracema seguirá até 31 de janeiro de 2024 - Foto Batalhão Ambiental BMO defeso da Piracema seguirá até 31 de janeiro de 2024 - Foto Batalhão Ambiental BM
O defeso da Piracema seguirá até 31 de janeiro de 2024 - Foto Batalhão Ambiental BM
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+



Equipes, do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM), realizaram a Operação Piracema 2023/2024. No Rio Passo Fundo, pertencente à Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai, entre os municípios de Ronda Alta e Pontão, os policiais militares realizaram o patrulhamento aquático. Durante a navegação, foram inspecionados locais de acampamentos, abordadas pessoas que estavam no local e orientado a todos sobre o período do defeso da Piracema. No ambiente aquático, foram retirados 300 metros de redes de pesca inseridos, ilegalmente, nas águas. O petrecho foi apreendido e será incinerado.

Barragem de Ernestina

Já na Barragem de Ernestina, as equipes do 3º BABM efetuaram o patrulhamento embarcado com foco no combate à pesca ilegal e predatória. Com uso do barco a motor, os policiais militares percorreram os rios Jacui, Três Passos e Povinho, nos municípios de Marau, Nicolau Vergueiro e Ibirapuitã.

Defeso

O defeso da Piracema seguirá até 31 de janeiro de 2024. Durante esse período não é permitida a pesca com o uso de redes, tarrafas, espinhéis, molinetes. Também não é permitido a pesca com barco a motor, inclusive para pescadores profissionais, que nesse período recebem o seguro-defeso, pago pelo Governo.


Gostou? Compartilhe