Batalhão Ambiental apreende 5.400 metros de redes de pesca

Por
· 2 min de leitura
Divulgação/BABMDivulgação/BABM
Divulgação/BABM
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Nesta quinta-feira (28), as equipes, do 3º Batalhão Ambiental (BABM), realizaram mais uma etapa da Operação Piracema 2023/2024.

Através da fiscalização aquática e terrestre, as equipes atuaram nos rios e barragens do interior do Estado, em inspeções a acampamentos e áreas de preservação permanente - APP, tendo como foco principal o combate à prática da pesca ilegal e predatória.

Em Pontão, os policiais militares fiscalizaram a área do lago da Usina Hidrelétrica Passo Fundo (UHPF), sendo apreendidos 500 metros de redes de pesca e dois espinheis com 100 anzóis cada. Ainda, foi flagrada, em um acampamento, uma espingarda calibre .20, com numeração raspada e com 05 cartuchos carregados. O proprietário da arma, morador de Passo Fundo, recebeu voz de prisão, sendo conduzido até a Delegacia Policial de Pronto Atendimento (DPPA) de Passo Fundo.

No município de Barracão, as equipes realizaram patrulhamento embarcado no Rio Uruguai, sendo retirado do leito do rio, 1.000 metros de redes de pesca, inseridas, ilegalmente, no ambiente aquático. Peixes das espécies Cascudo, Jundiá e Palometa, que estavam presos às redes, foram reinseridos nas águas.

Nas cidades de Nicolau Vergueiro e Ernestina, os policiais militares localizaram, na Barragem de Ernestina, 1.200 metros de redes de pesca. Peixes como Jundiá, Traíra, Bocudo e Cascudo foram reinseridos no ambiente aquático. Durante a operação, seis indivíduos foram flagrados realizando a pesca ilegal na Barragem. Foram recolhidas as redes de pesca, que estavam com os sujeitos, e apreendida uma embarcação com motor. 

Já em Esperança do Sul, na Barra do Turvo, a equipe do 3º BABM apreendeu 2.700 metros de redes de pesca, 3.500 metros de espinhel e 11 esperas amarradas em galhos de árvores, materiais, estes, extremamente predatórios. Peixes que estavam presos aos petrechos foram reinseridos no ambiente aquático.

Em Porto Vera Cruz, os policiais militares flagraram, em um galpão, estoque de pescado, em um freezer, e localizaram peixes Dourados - espécie ameaçada de extinção e tem sua pesca proibida em qualquer época do ano. Surubim, Piava, Grumatã e Cascudo também foram encontrados. Uma embarcação de alumínio e caixas de cerveja de origem Argentina foram apreendidas. Ainda, foi constatada a construção de um acampamento em área de preservação permanente - APP do Rio Uruguai. O responsável foi autuado, sendo lavrado um Boletim de Ocorrência Policial pelos crimes descritos nos artigos 34, 36, 48 e 60 da Lei 9.605/98 - Lei dos Crimes Ambientais e também pelo crime contra a Ordem Tributária.

Ainda, em Porto Vera Cruz, a equipe do 3º BABM realizava patrulhamento aquático preventivo , quando flagrou uma embarcação se movimentando pelo Rio Uruguai, no sentido Argentina - Brasil. Com drone, a guarnição avistou os indivíduos retirando material (redes) do rio. Os policiais militares iniciaram o acompanhamento da embarcação pelas águas e pelo ar, com o drone. Durante o trajeto, um dos indivíduos, que estava no barco, atirou contra os policiais militares e dispensaram alguns objetos no rio, inclusive a arma de fogo. Ao abordar a embarcação, foram identificados três homens de origem Argentina, sendo um deles menor de idade. Os dois homen receberam voz de prisão, sendo conduzidos para à Delegacia de Polícia Federal de Santo Ângelo. O menor foi apreendido e aprendendo na Delegacia de Policia Civil. 

Todos os materiais foram apreendidos conforme Termos de Apreensão. 

Gostou? Compartilhe