Operação do Batalhão Ambiental utiliza drones para fiscalização de desmatamento

Por
· 1 min de leitura
Divulgação/BABM Divulgação/BABM
Divulgação/BABM
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

As equipes, do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM), realizaram, nesta terça-feira (16), fiscalização ambiental, em municípios do interior do Estado.

Utilizando drones, os policiais militares vistoriaram áreas de vegetação nativa, tendo como objetivo atuar na prevenção, fiscalização e também coibir crimes ambientais, em especial o desmatamento.

Em Vacaria, através das imagens transmitidas pelo drone, a equipe do 3º BABM flagrou a abertura de uma estrada, em área de mata nativa, a canalização de um Arroio e aterro de um banhado.

Na cidade de Nonoai, no lago da Barragem da Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó, os policiais militares pilotaram o drone tendo como foco a inspeção de pontos utilizados para a pesca predatória. Ainda, com a aeronave remotamente pilotada, houve a fiscalização da mata ciliar e áreas de difícil acesso próximo ao lago.

Já em Erechim, o drone sobrevoou a área do lago da Barragem da Corsan, a fim de coibir a prática dos crimes de caça e pesca, com atenção ao período do defeso da Piracema.

Em Porto Vera Cruz, a equipe do 3º BABM flagrou a supressão de vegetação nativa, pertencente ao Bioma Mata Atlântica, em área de preservação permanente - APP, com abertura de valas para a drenagem de uma área úmida - banhado.

No município de Vista Alegre do Prata, houve a fiscalização ambiental e visitação a propriedades rurais. 

O uso de drones nas ações de polícia ambiental traz agilidade no monitoramento de áreas de difícil acesso. A precisão das imagens e a rapidez com a qual o equipamento consegue cobrir uma área, mesmo que seja de difícil acesso, tornam o trabalho de fiscalização muito mais eficiente. O uso de drone para fiscalização ambiental vai além de mapeamento de áreas degradadas, o drone auxilia na prevenção de desastres naturais e não naturais, além da proteção da fauna e flora silvestres.

Para os crimes ambientais flagrados foram confeccionados os Boletins de Ocorrências Policiais. 



Gostou? Compartilhe